VÍDEO: Freixo fala sobre a morte do irmão e diz que CPI das Milícias não ocorreu por “vingança”

Atualizado em 6 de outubro de 2021 às 7:55
Marcelo Freixo no Flow Podcast
Marcelo Freixo no Flow Podcast. Foto: Reprodução

No Flow Podcast, Marcelo Freixo relatou como ocorreu a morte de seu irmão, Renato, pela milícia do Rio de Janeiro. O caso ocorreu em julho de 2006, quando o irmão do deputado tinha 34 anos. No programa, o parlamentar contou como o caso ocorreu.

Renato comprou um apartamento no estado e decidiu tentar “regularizar” o condomínio. Após se tornar síndico, descobriu que a segurança do local era feita por um grupo de policiais de forma irregular. Sugeriu a eles que criassem uma empresa e depois fossem contratados para “fazer tudo dentro da lei”. Após desentendimentos, os policiais entraram na Justiça e perderam. Três dias após a derrota, Renato foi assassinado.

Somente 14 anos depois do assassinato os autores do crime foram indiciados. No ano passado, o inquérito pediu a prisão de um ex-policial militar, Fabio Montibelo (que teria sido o mandante do crime), e dois agentes da PM, Marcelo dos Reis Freitas (também mandante) e Alexandre Ramos (executor).

Leia também:

1 – Juízes antivacina querem fim da obrigatoriedade do imunizante para entrar no TJ

2 – Allan dos Santos usou estagiária de Lewandowski como informante no STF

3 – Relatório da CPI deve pedir indiciamento de Eduardo e Carlos Bolsonaro

CPI das Milícias não foi por vingança, diz Freixo

Autor da CPI das Milícias, Marcelo Freixo diz que o pedido para abertura da comissão não se deu por “vingança”. “Não quero que matem quem matou meu irmão”, alega. Ele justifica que o colegiado existiu para evitar que outras famílias passem pelo que a dele passou.

“Se eu quisesse fazer com esses caras o que eles fizeram com meu irmão, eu ia me igualar a eles e eu não posso me igualar a eles. A gente não pode se igualar ao que a gente tem que vencer, a gente tem que ser maior que isso. Por isso que vingança não pode mover a gente”.