Destaques

Lula mantém 17 pontos na frente de Bolsonaro, diz nova pesquisa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto. Ricardo Stuckert

O DCM recebeu informações sobre a nova pesquisa XP Política/Ipespe. O levantamento mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na dianteira e gradual avanço de Jair Bolsonaro (PL). Confira as informações.

A rodada da segunda quinzena de fevereiro da pesquisa Ipespe mostra que, a pouco mais de sete meses da eleição, o ex-presidente Lula segue à frente na disputa pelo Palácio do Planalto, com 43% das intenções de voto, 17 pontos à frente de Jair Bolsonaro.

O presidente registrou nova oscilação positiva e atingiu 26%, um ponto a mais que o obtido no levantamento anterior, da primeira quinzena do mês.

Em seguida vêm Sérgio Moro, que manteve 8%, Ciro Gomes que passou de 8% para 7%, e João Doria, que manteve os 3%. André Janones, Eduardo Leite, Simone Tebet e Felipe D’Ávila pontuaram 1% cada, e Alessandro Vieira obteve 0%.

A distância medida entre Lula e Bolsonaro, que agora é de 17 pontos, chegou a atingir 20 pontos no segundo levantamento de janeiro (duas pesquisas atrás).

A tendência de alta nas intenções de voto de Bolsonaro coincide com melhora na avaliação do governo, que oscilou um ponto para cima pelo segundo levantamento consecutivo.

Hoje, são 25% os que dizem ver o governo como ótimo ou bom (maior número desde novembro), contra 53% que o consideram ruim ou péssimo – menor número desde agosto.

Teve nova oscilação positiva, também, o percentual que considera a economia brasileira no caminho certo, que passou de 27% para 29% — os que a veem no caminho errado ficaram estáveis em 63%.

Em outros dois temas conjunturais, oscilou para mais a avaliação positiva da atuação de Bolsonaro frente à pandemia (ótima ou boa para 25%, contra 23% na rodada anterior), e caiu de 30% para 23% a fatia dos que dizem estar com muito medo da pandemia – ao lado do registrado em outubro do ano passado, é o menor índice desde fevereiro de 2020. Os que não estão com medo do coronavírus somam 38%, o maior nível de toda a série.

LEIA MAIS:

1; Zema lidera, mas Kalil ganha trunfo em Minas, mostra pesquisa
2; Bolsonaro perde para quase todos no 2º turno, diz pesquisa
3; XP vai ter que prestar explicações após tirar Arthur do Val de pesquisa

Como foi realizada a pesquisa?

Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-05015/2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Na pesquisa espontânea, em que não são exibidos os nomes dos candidatos, Lula oscilou de 36% para 35%, e Bolsonaro de 24% para 25%. Outros candidatos somam 10%.

O levantamento mostra também estabilidade em relação à rejeição dos dois principais candidatos: continua em 43% a fatia que diz não votar em Lula de jeito nenhum e em 62% o grupo que diz não votar em Bolsonaro em nenhuma hipótese.

Veja pesquisa na íntegra.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

2 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

3 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

3 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

3 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

5 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

5 horas ago