Destaques

Lula é recebido como estrela em evento pela democracia na Argentina

Lula, Cristina Kirchner e Alberto Fernández.
Foto: Reprodução/Twitter

Por Amanda Cotrim

O ex-presidente Lula desembarcou em Buenos Aires na quinta-feira (9) e deve ficar na Argentina até o dia 11, quando se encontrará com centrais sindicais e movimentos sociais. O petista saiu do aeroporto e foi direto a um canal de televisão argentino, onde concedeu uma entrevista que será veiculada no próximo sábado.

LEIA MAIS:

1 – Esquerda avança na América Latina. O que isso nos ensina? Por José Dirceu
2 – DCM Café da Manhã: Apoio a Bolsonaro se restringe, cada vez mais, ao manicômio do cercadinho
3 – Na torcida, Cantanhêde diz que Moro pode ser “adversário mortal” de Lula

Lula falou sobre a negociação da dívida da Argentina com o FMI e disse estar ciente dos problemas econômicos que o país enfrenta. Ele afirmou que “o povo argentino precisa ter muita paciência”, ressaltando que o presidente Alberto Fernández herdou um país pandêmico e endividado.

A chegada do brasileiro à Argentina serve para dar uma injeção de ânimo na esquerda local, um mês depois do peronismo ter perdido as eleições legislativas. O país registra hoje 50% de inflação anual e um índice de 40% de pobreza, segundo dados oficiais. “Espero que o FMI não faça pressão e chegue a um acordo, que permita que a Argentina continue crescendo e que o povo argentino tenha possibilidade de recuperar sua dignidade”, disse Lula em entrevista.

Como convidado ilustre, participa nesta sexta-feira (10) de um ato na Casa Rosada, sede do governo argentino, em uma festa que celebra a retomada da democracia no país após a ditadura militar, em 1973. Entre os convidados está, também, o ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica.

Lula será premiado por sua defesa dos direitos humanos

O petista receberá o prêmio Azucena Villaflor, instituído em 2003 pelo ex-presidente Néstor Kirchner com o objetivo de reconhecer cidadãos ou entidades de destaque por sua carreira cívica em defesa dos direitos humanos. O prêmio leva o nome de uma das fundadoras do movimento das Mães da Praça de Maio e, também, uma das vítimas do terrorismo de Estado durante a ditadura na Argentina.

O que se espera hoje, na Praça de Maio, é uma grande festa popular, com artistas, movimentos sociais, centrais sindicais e coletivos imigrantes. A visita de Lula pretende aproximar a esquerda argentina e os grupos políticos dentro do Peronismo.

Alberto Fernández e sua vice, Cristina Kirchner, fizeram questão de convocar a população para o ato. Eles usaram a figura do brasileiro para falar em união da América Latina, num contexto em que diversos países da região enfrentam uma ascensão da extrema-direita, como é o caso do Chile, que terá eleições presidenciais em menos de duas semanas e vive uma verdadeira polarização entre o candidato Gabriel Boric (esquerda) e José Kast (direita).

A visita à Argentina faz parte de um desejo pessoal do ex-presidente, que disse, durante sua visita à Europa, que pensou em viajar internacionalmente para fortalecer a luta contra a desigualdade social.

São esperadas pelo menos 100 mil pessoas na Casa Rosada. O evento oficial começa às 15h com a premiação do brasileiro como defensor dos Direitos Humanos, ato que será presidido por Fernández.

Mais tarde, às 18h30 está previsto o ato artístico e cultural, na Praça de Maio, que além de comemorar os 38 anos da redemocratização argentina, também celebrará os dois anos do governo de Alberto Fernández e o Dia dos Direitos Humanos.

Confira a agenda de Lula na Argentina:

Sexta-feira, 10 de dezembro

15h
Recepção na Casa Rosada pelo presidente argentino.

16h
Ato na Casa Rosada. Entrega dos prêmios Azucena Villaflor às defensoras e defensores dos direitos humanos. Lula será homenageado por sua luta pelos direitos humanos e contra o lawfare.

18:30
Ato artístico e cultural na Praça de Maio. Comemoração dos 38 anos de democracia, dois anos do governo de Alberto Fernández e o Dia dos Direitos Humanos. Tocam bandas e grupos musicais.

Sábado, 11 de dezembro

11:00
Ato com as centrais sindicais argentinas, CGT e CTA.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

VÍDEO – Cavalos escapam de Buckingham, armam arruaça nas ruas de Londres e ferem 4 pessoas

Dois cavalos fugiram do Palácio de Buckingham, percorrendo uma distância de pelo menos 8 km…

1 hora ago

VÍDEO: Supremacistas pregando contra minorias marcham livres, leves e soltos em Charleston (EUA)

Membros da organização de extrema-direita Patriot Front marcham neste sábado (27) em Charleston, na Virgínia…

2 horas ago

VÍDEO – Alvo de chacota: como foi ‘carreata fantasma’ de Bolsonaro em Acaraju

A passagem de Jair Bolsonaro em Acaraju, Sergipe, viralizou de forma negativa nas redes sociais.…

5 horas ago

Sobrinho de socialite acusa suposto marido de roubar joias, tapetes persas e obras de arte

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, voltou ao seu apartamento no Edifício Chopin, em…

7 horas ago

Pousadas da empresa dona da pensão que pegou fogo em Porto Alegre têm cheiro forte e lixo pelo local

O incêndio que resultou na morte de 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em…

8 horas ago

Membros do STF, STJ e PGR emendam feriado em viagem à Europa

Uma comitiva formada pelos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),…

8 horas ago