Destaques

Caso Mamãe Falei: como a Ucrânia se tornou meca do turismo sexual

Arthur do Val, o Mamãe Falei, e Renan Santos, do MBL, na Ucrânia

O deputado estadual — inacreditável descrever esse sujeito assim — Arthur do Val, o Mamãe Falei, está tentando se explicar sobre seus áudios escrotos que vazaram.

Arthur, um adolescente tardio de 35 anos, foi à Ucrânia, pretensamente, para ajudar nos esforços de guerra. Alguns otários acreditaram nisso.

Ele aparece descrevendo as ucranianas como “fáceis porque são pobres” e como pretende voltar naquele pedaço do mundo para se encontrar com as “deusas”. 

Seu amigo Renan Santos, fundador do MBL, acusado de estupro, como do DCM revelou, faz o que Arthur chama de “tour de blonde”, um roteiro por lugares onde loiras estão disponíveis.

O Leste Europeu é uma meca do turismo sexual e a Ucrânia é um dos lugares onde isso é mais dramático. 

Após os protestos do final de 2013 e início de 2014, o país tornou-se um destino muito popular para os visitantes de classe média da Turquia, que têm predileção por mulheres eslavas. 

Criou-se um estereótipo na cultura turca promovido por filmes e livros. Um americano publicou um guia descrevendo sua experiência de namorar ucranianas. Há uma indústria do casamento arranjado. Agências dão golpes em homens que “compram” noivas.

O grupo femininsta FEMEN criou a campanha “Ukraine is not a brothel”.

No jornal britânico The Guardian, a jornalista Natalia Antonova, de origem ucraniana, escreveu sobre o assunto:

A verdade é que Kiev provavelmente tem algumas das mulheres mais bonitas do mundo – e elas estão presentes em todos os níveis da sociedade. Elas são as esposas-troféus observando friamente o mundo da parte de trás de Bentleys com motorista, e as caixas de supermercado entediadas que vão levantar as sobrancelhas se você não conseguir produzir o troco exato. (…)

“A Ucrânia não é um bordel”, campanha do FEMEN

Mas aqui está a questão de ser uma mulher bonita na Ucrânia: isso não protege você do mal ou da pobreza. Talvez mais pertinente, também não protege você de acabar na indústria do sexo.

Visitantes estrangeiros participam de um sistema de exploração e desigualdade que incomoda poucas pessoas, apesar dos manifestantes de topless do grupo ucraniano Femen.

Aqui está a coisa sobre a indústria do sexo ucraniana – não é regulamentada e é assustadora. Eu pessoalmente conheço pessoas que entraram por opção, mas não vão romantizar. Como Anna Gutsol, do Femen, me disse: “Por aqui, as pessoas não pensam em comprar sexo, mas como comprar um ser humano”. 

As mulheres se preparam cedo para o comércio do sexo: quando eu ainda era adolescente, fui ao que eu achava ser um bom clube no centro de Kiev, apenas para ser abordado por uma madame que elogiou minha aparência “núbil” e me incentivou a vir e trabalhar em seu bordel, pois precisava de “garotas de classe”.

Um extenso estudo que analisou o estilo de vida das profissionais do sexo na Ucrânia observou que 39% não usam preservativos regularmente e que 22% delas também são usuárias de drogas. A maioria não usa preservativos porque é pressionada a fazê-lo pelos clientes. O Instituto Ucraniano de Estudos Sociais estima que 50.000 mulheres se envolveram em trabalho sexual comercial na Ucrânia no ano passado. 

O número real provavelmente é muito maior, considerando o fato de que há muitas mulheres complementam a rende se vendendo. O mesmo instituto estima que uma a cada seis trabalhadoras do sexo ucranianas seja menor de idade.

Leia mais:

1- Namoro de Mamãe Falei chega ao fim após vazamento de áudios sobre ucranianas

2- Direção do MBL vai avaliar áudios do Mamãe Falei sobre ucranianas

3- “Sou outra pessoa”, diz Mamãe Falei após palhaçada na Ucrânia

Siga lendo a reportagem “Caso Mamãe Falei: como a Ucrânia se tornou meca do turismo sexual”

A indústria do sexo existe no subsolo e prospera devido à corrupção generalizada. Muitas pessoas na Ucrânia também consideram as mulheres que se envolveram em trabalho sexual como “permanentemente contaminadas” – uma vez que uma mulher tem um certo tipo de “fama”, é muito difícil para ela ser vista como totalmente humana. 

Conheço um homem que certa vez me disse com orgulho que quando descobriu que sua então namorada era uma prostituta, ele a “passou” para seus amigos, ou seja, encorajou-os a estuprá-la em grupo. “Ela vem de uma cidade pequena, ela nunca vai escapar de sua reputação agora!”, ele se gabou. Quando lhe perguntei por que diabos ele decidiu puni-la dessa maneira horrível, ele argumentou que ela “nunca deveria ter tentado levá-lo a pensar que ela era uma pessoa decente”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Limitação de anúncios no Google pode criar monopólio nas redes sociais; entenda

O Google anunciou que, a partir de maio deste ano, proibirá o impulsionamento de propagandas…

7 minutos ago

“Aranhas” e “portas” e papel alumíni: o que as sondas em Marte já revelaram até agora

Marte tem sido um campo fértil para descobertas graças às diversas sondas e rovers que…

21 minutos ago

Instituto pede reforma urgente na Praça dos Três Poderes

Um recente relatório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) chamou a atenção…

1 hora ago

STF: Zanin e Dino, indicados por Lula, se alinham Gilmar, Moraes e Toffoli

Os mais recentes ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin e Flávio Dino, indicados…

1 hora ago

Como Justiça brasileira lida com as Big Techs mirando as eleições municipais

As gigantes da tecnologia estão no centro das atenções à medida que as eleições municipais…

1 hora ago

Quem é Giba, artista que colecionava armas, cobras e foi preso por matar 4 jovens

No sábado passado (2), Regivaldo da Silva Santana, conhecido como Giba, famoso escultor de obras…

2 horas ago