Deputado apresenta pedido de impeachment contra Bolsonaro por interferência no Iphan

Atualizado em 18 de dezembro de 2021 às 19:56
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que demitiu funcionários do Iphan para favorecer obra de Luciano Hang. Foto: Evaristo Sá/AFP
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que demitiu funcionários do Iphan para favorecer obra de Luciano Hang. Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de mais um pedido de impeachment, desta vez protocolado pelo deputado Jorge Solla (PT-BA). O congressista pediu o afastamento do mandatário por causa da declaração de Bolsonaro de que interferiu no Iphan.

“Ingressei hoje com um novo pedido de impeachment contra Bolsonaro, agora por sua confessa interferência ilegal no Iphan para beneficiar o empresário Luciano Hang. O crime de responsabilidade é flagrante e o réu é confesso”, disse o deputado em publicação nas redes sociais.

Na quarta (15), Bolsonaro afirmou que demitiu funcionários do Iphan depois que a autarquia federal interditou uma obra da Havan, empresa de Luciano Hang, empresário aliado do governo.

“Tomei conhecimento que uma pessoa conhecida, o Luciano Hang, estava fazendo mais uma obra e apareceu um pedaço de azulejo nas escavações. Chegou o Iphan e interditou a obra. Liguei para o ministro da pasta e [falei]: que trem é esse? Porque não sou inteligente como meus ministros. O que é Iphan? Explicaram para mim, tomei conhecimento, ripei todo mundo do Iphan. Botei outro cara lá”, disse o presidente.

Leia também:

1- PSB aprova pré-candidatura de Freixo ao governo do Rio

2- Viraliza VÍDEO de presidente e Tarcísio fazendo palhaçada com réplica de ônibus da Itapemirim

3- Luciano Huck está radiante com a venda do Cruzeiro a Ronaldo Fenômeno

Presidente do Ipan foi afastada após fala de Bolsonaro

A Justiça Federal decidiu afastar do cargo a diretora-presidente do Iphan, Larissa Rodrigues Peixoto Dutra. O pedido de afastamento era do Ministério Público Federal (MPF/RJ) e do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero.

O pedido, no entanto, já tramitava na Justiça antes mesmo da declaração do mandatário. O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero protocolou no ano passado um pedido de suspensão de nomeação de Dutra, sob o argumento de que ela “não preenche técnica e moralmente nenhum dos requisitos exigidos”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link