VÍDEO: Pianista russo se algema em Mc Donald’s contra fechamento

Atualizado em 14 de março de 2022 às 8:36
VÍDEO: Pianista russo se algema em Mc Donald's contra fechamento
Rede emprega 62 mil funcionários russos. Foto: Reprodução

Neste domingo (14), o pianista russo Luka Safronov, filho do artista Nikas Safronov, se algemou à porta de uma unidade do Mc Donald’s, em Moscou, em protesto contra o fechamento temporário das lojas da rede no país. Ele foi detido por policiais durante o último dia de funcionamento das lanchonetes da multinacional em território russo.

“Eles não têm o direito de fechar! Fechar é um ato de hostilidade contra mim e meus concidadãos”, gritou o pianista em vídeo divulgado no Twitter, antes de ser levado pelas autoridades. Safronov também afirmou que os hambúrgueres do Mc Donald’s “estão se tornando um símbolo de violação das liberdades”.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que ele se recusa a deixar o local, enquanto policiais tentam retirá-lo. “Em seis semanas, eles vão reabrir com outro nome”, grita uma pessoa anônima.

Confira abaixo:

Leia mais: 

1- Kiev amanhece sob intenso bombardeio aéreo da Rússia

2- Rússia e Ucrânia fazem hoje uma quarta rodada de negociação

3- Ativista francês invade a villa da filha de Putin

Fechamento do Mc Donald’s

A exemplo de outras multinacionais, o Mc Donald’s anunciou o fechamento temporário de todas as suas lanchonetes na Rússia a partir desta segunda-feira (14), em represália à guerra na Ucrânia. Ao todo, são 850 unidades espalhadas pelo país, as quais empregam cerca de 62 mil funcionários. A rede de fast-food opera em território russo há aproximadamente 30 anos. Ainda não foi definido quando as unidades vão reabrir as portas.

Em comunicado originalmente enviado aos funcionários e franqueados, o CEO do Mc Donald’s, Chris Kempczinski, disse que a empresa se junta ao mundo para condenar a agressão e a violência. O executivo acrescentou que entende o impacto que isso terá nos colegas e parceiros russos, mas disse que os valores da companhia significam “não ignorar o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia”.

O McDonald’s e a Coca-Cola, outra marca tradicionalmente ligada à cultura dos Estados Unidos, vinham recebendo fortes pressões para interromper as atividades na Rússia. Nos últimos dias, outras companhias, de diferentes setores, anunciaram a paralisação do funcionamento e de serviços na antiga república soviética, que realiza invasão à Ucrânia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link