Destaques

Ao DCM, Serrano defende Moraes e faz alerta sobre Telegram: “Querem substituir o Estado”

O ministro Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução/Jornal de Brasília

O jurista e integrante do grupo Prerrogativas, Pedro Serrano, falou ao DCM, na manhã deste sábado (19), que concorda com decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram no Brasil.

“Eu concordo com a decisão do ministro. Nós temos lei que regula esse tipo de situação, que é o Marco Civil da Internet, que determina coisas que o Telegram não estava obedecendo”, afirmou Serrano.

O jurista lembrou o fato do aplicativo ser uma empresa estrangeira, que não tem escritório no Brasil e que não recebe intimações ou citações da Justiça. Serrano afirmou que o Telegram quer “desafiar a soberania estatal” e “se colocar como uma força superior ao Estado”, o que considera “perigosíssimo”.

“Essas redes de comunicação querem se estabelecer como uma nova ordem. Substituir o estado, inclusive na gestão de direitos, como o direito de livre expressão. Eu acho isso perigosíssimo. Por isso acho muito correta a decisão do ministro”, alertou o integrante do grupo Prerrogativas. “A liberdade de expressão nunca pode ser absoluta, porque se não ela deixa de ser um direito e passa a ser um privilégio”, completou.

Serrano afirmou que, com a decisão proferida na sexta-feira (18), o ministro Alexandre de Moraes deu um recado ao Telegram de que há leis no Brasil e que a empresa precisa obedecê-las. “Se não quer obedecer as leis e as decisões do estado brasileiro tem que ser silenciado, parar de funcionar aqui no Brasil”, disse o jurista.

Leia mais:

1. Após um ano, China volta ter mortes por Covid-19

2. Novo VÍDEO mostra mendigo sendo agredido por personal em outro ângulo

3. Enfurecido, Bolsonaro diz que suspensão do Telegram é “inadmissível”

Telegram, Bolsonaro e Moraes

Na sexta-feira (18), a decisão de Alexandre de Moraes de bloquear o aplicativo no território nacional foi endereçada às plataformas digitais e provedores de internet, para que adotem mecanismos para suspender sua utilização. Moraes não estabeleceu um prazo para o desbloqueio da plataforma, mas determinou que permaneça assim até que todas as ordens judiciais determinadas por ele sejam cumpridas.

O ministro do STF estipulou, ainda, multa diária de R$ 100 mil ao provedor que não seguir a determinação. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já está notificando as empresas sobre o bloqueio do Telegram.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou sobre a determinação de Moraes, classificando-a como “inadmissível”. O mandatário brasileiro chegou a dizer que a decisão “pode causar óbitos”, pela “falta de contato paciente-médico”. Pedro Serrano considera a alegação uma “bobagem”.

“O Telegram não é o único modo de comunicação que as pessoas têm. Tem outras redes sociais. Tem o SMS e tem o telefone. Além disso, os atendimentos médicos são feitos com presença física. Ninguém que está com a vida em risco pode deixar de ir a um hospital. Ninguém consegue evitar a morte de ninguém por Telegram”, afirmou ele ao DCM.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

O plano de Bolsonaro para tentar se livrar de condenações e disputar eleição em 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda mantém a convicção de que estará apto para disputar…

1 hora ago

Brasil sobe 10 posições em ranking mundial de liberdade de imprensa, diz relatório

O Brasil melhorou sua posição no ranking mundial da liberdade de imprensa, subindo dez posições…

1 hora ago

Políticas sociais mudam cabeça do povo? Por Frei Betto

Por Frei Betto Minha resposta à pergunta acima é não. Em setenta anos de União…

3 horas ago

RS soma mais de 100 mortes com quatro tragédias climáticas em menos de 1 ano

O Rio Grande do Sul enfrentou, em menos de um ano, quatro desastres climáticos, com…

4 horas ago

Todos ainda querem ser Mujica. Por Moisés Mendes

José Mujica está doente. Informou esses dias que tem um câncer no esôfago e, que…

5 horas ago

Temporais no RS matam 32 e podem provocar cheia recorde no Guaíba

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica devido aos temporais que assolam o…

5 horas ago