Destaques

Os tucanos se livraram de um fardo. Por Moisés Mendes

Eduardo Leite e João Doria – Foto: Reprodução

Os tucanos já estão carregando nas costas, desde o final das prévias, um candidato pesado. Mas podem desfrutar de um consolo. Não irão carregar um fardo com toneladas de substâncias políticas bem mais tóxicas.

Eduardo Leite seria a chance de testar a possibilidade de ressurreição do PSDB, por ser uma cara nova, mas pela direita da direita do partido. O gaúcho é o novo com mais jeito de velho da política brasileira.

Os tucanos devem se lembrar de que, ao se livrarem de Leite, estão se livrando de Aécio. E que é singela a conversa de que João Doria foi uma vitória paulista. Alguém imagina que o PSDB, caindo aos pedaços, possa ser outra coisa?

Pensem nos significados da derrota de Aécio e do tucano gaúcho. O partido arriscou-se nas prévias a ter um candidato que foi eleitor de Bolsonaro em 2018, que nunca se arrependeu da sua escolha (ao contrário de Doria) e que passou a carregar o estigma de guri de recados de Bolsonaro, desde a revelação de que tentou, em janeiro, forçar Doria a adiar o início da vacinação.

Os tucanos devem se consolar com as atenuantes pelo delito de terem escolhido um nome que não sai dos 4% nas pesquisas, não consegue tirar vantagem do título de pai da vacina e é rejeitado pelos caciques e por boa parte do partido fora do seu território.

Leia também:

1- Por menor exposição ao risco Brasil, empresas migram ações para bolsa dos EUA

2- Troca na cúpula da Abin é estratégia de Ramagem para abandonar comando, avaliam servidores

3- Lula detona Bolsonaro na Paraíba, diz pesquisa; veja números

O delito poderia ter sido maior, se a escolha tivesse sido outra. Leite é um jovem com aparência de sobrinho arejado e de centro, mas é um conservador neoliberal de fazer inveja a idosos terrivelmente conservadores.

Leite não seria a renovação. Tem no governo cinco secretários bolsonaristas ou ligados à extrema direita. E tem uma base parlamentar pró-Bolsonaro em Brasília e fortes vínculos com o senador negacionista Luis Carlos Heinze, o homem da cloroquina e de Rancho Queimado. É um jovem do século 21 com a cabeça de um direitista da era bolsonarista.

E agora as dúvidas práticas. A turma que não queria Doria, da base não-paulista, vai se empenhar ao lado de Leite para que o governador vitorioso siga em frente na faixa da terceira via?

Qual será o tamanho da grandeza de Leite no sentido de pelo menos não atrapalhar João Doria no esforço para buscar seu espaço entre Bolsonaro, Moro e Ciro Gomes e disputar o segundo turno com Lula?

Doria é o antibolsonarista que não sabe o que isso pode significar hoje, à direita, como virtude com alguma utilidade. Seu lugar no cenário pré-2022 é um ponto de interrogação desde muito antes das prévias.

Doria é um militante ativo da direita que também pretende ser visto como de centro. E é um bacana sem conexões com o resto do país, considerando-se que o resto é tudo, menos São Paulo.

O PSDB sabe que Doria é um fardo. Mas nem tudo está perdido. Poderia estar se, já a partir de segunda-feira, o partido tivesse que sair a campo dando explicações sobre um candidato a presidente que, sob as ordens de Bolsonaro, tentou sabotar a vacinação.

(Texto originalmente publicado em BLOG DO MOISÉS MENDES)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Moisés Mendes

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

2 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

2 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

3 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

3 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

5 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

5 horas ago