Destaques

Endemia: por que Bolsonaro rebaixar status da Covid-19 é um erro

Jair Bolsonaro causando aglomeração durante a pandemia.
Foto: José Dias/PR/Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que o governo estuda mudar o status da Covid-19 no Brasil. Hoje considerada uma pandemia, a doença passaria a ser classificada como uma endemia no país.

Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil”, afirmou o chefe do Executivo em publicação nas redes sociais.

Se o status do vírus for de fato rebaixado, a doença provocada pelo coronavírus deixará de ser vista como uma emergência de saúde. Consequentemente, muitas das medidas repudiadas por Bolsonaro, como uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência de passaporte vacinal, deixarão de ser aplicadas.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO – Estudantes protestam contra professor negacionista: “A focinheira nos salvou”

2 – OMS prevê que pandemia pode acabar após ômicron

3 – Extremistas tentam fazer presidente suspender vacinação infantil

Especialistas explicam por que Bolsonaro está errado

Na semana passada, quando o Brasil ainda registrava uma média móvel acima de 800 mortes diárias pelo vírus, Queiroga afirmou que a vacinação contribui para acabar com o “caráter pandêmico da Covid-19”. Ele já havia sinalizado anteriormente que o governo quer rebaixar a classificação da doença para uma “endemia”.

Segundo especialistas entrevistados pelo G1, a mudança de pandemia para endemia seria uma decisão “arriscada”, “precipitada” e de um “otimismo preguiçoso”. Um dos motivos é o fato de que o número de mortes e casos ainda é muito superior a outras endemias classificadas no país, como a dengue. Isso não estaria de acordo com o status endêmico.

Outra razão é que a ômicron ainda está em circulação e possui uma alta taxa de transmissibilidade. Não existe a certeza de que novas variantes possam surgir e causar mais estrago. Além disso, o enfrentamento da ômicron exige uma alta taxa de vacinação, com doses de reforço. O estado de São Paulo é o único onde mais de 50% da população receberam as 3 doses.

De acordo com o infectologista Julio Croda, pesquisador da Fiocruz e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, março deve ser o mês que marcará a “passagem” da onda da ômicron. Mesmo assim, a vacinação e as infecções prévias devem contribuir para uma fase de transição da pandemia para endemia. Mas isso não deve acontecer tão cedo.

“A gente vai sim caminhar para o fim da pandemia e isso vai ser mais tranquilo se a gente tiver maior cobertura vacinal. Quando a letalidade reduzir, teremos um momento mais tranquilo e essa transição”, afirmou o médico.

O especialista alerta que a Covid ainda tem uma taxa de morte entre 2 e 3 vezes maior que a da influenza. Segundo ele, as taxas de vacinação ainda precisam melhorar.

A diferença entre endemia e pandemia

Endemia é a classificação dada para doenças recorrentes, típicas, que se manifestam com frequência em uma determinada região, mas para a qual a população e os serviços de saúde já estão preparados.

Já a pandemia consiste na disseminação mundial de uma doença (epidemia) à qual a maioria das pessoas não é imune. Ela pode surgir quando um agente infeccioso se espalha ao redor do mundo.

Desde março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica que o planeta vive uma pandemia. No final de janeiro, o diretor-geral da entidade, Tedros Ghebreyesus, afirmou que a pandemia está longe de acabar.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Davi Nogueira

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Davi Nogueira

Recent Posts

Pousadas da empresa dona da pensão que pegou fogo em Porto Alegre têm cheiro forte e lixo pelo local

O incêndio que resultou na morte de 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em…

19 minutos ago

Membros do STF, STJ e PGR emendam feriado em viagem à Europa

Uma comitiva formada pelos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),…

33 minutos ago

DCM Ao Meio-Dia: Vocalista do Molejo morre aos 51 anos; aliados de Bolsonaro querem lançar Michelle à Presidência

AO VIVO. Prof. Viaro e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com a…

36 minutos ago

VÍDEO – Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano: “Prazer revê-la”

Neste sábado (27), o Papa Francisco recebeu a ex-presidente do Brasil e atual presidente do…

1 hora ago

Aliados aconselham Bolsonaro pressionar Tarcísio e lançar Michelle à Presidência

Em reuniões realizadas nesta semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu conselhos de aliados para…

2 horas ago

X, de Elon Musk, admite ao STF que contas bloqueadas no Brasil burlaram restrições

A rede social X, de Elon Musk, admitiu na última sexta-feira (26) ao Supremo Tribunal…

3 horas ago