Apoie o DCM

Ministros do STF pressionam Senado para aprovar Mendonça; Entenda o motivo

André Mendonça
André Mendonça pode ter seu nome rejeitado no Senado – Foto: Carolina Antunes/PR

Ministros do STF conversaram com parlamentares e integrantes do governo para apressar a sabatina de André Mendonça. Isso ocorrerá na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Mendonça deixou a advocacia-geral do governo Bolsonaro após ser nomeado pelo presidente para uma vaga do Supremo.

Segundo a jornalista Carolina Brígido, do UOL, a previsão era que tudo acontecesse neste mês. Mas tudo acabou atrasando por causa dos ataques do chefe do Executivo ao STF.

O estopim aconteceu quando Bolsonaro apresentou o pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes. Senadores perceberam que o clima estava ruim para pautar a vaga no Supremo.

O presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não quer debater a indicação de Mendonça agora. E tem deixado claro que não há data prevista para isso acontecer. Mas senadores bolsonaristas o pressionam para pautar a sabatina.

Leia mais:

1 – Julgamento do marco temporal é suspenso pelo STF

2 – Com mais de 70% de sua população vacinada, quarta onda em Israel vira alerta global

3 – VÍDEO – Erasmo Carlos testa positivo para covid: “Torçam para passar rápido”

4 – VÍDEO: Prefeito de Criciúma exonera professor e dá show de preconceito: “Viadagem”

5 – YouTube acata decisão do TSE e interrompe repasse para canais bolsonaristas

Bolsonaro x STF prejudicam André Mendonça

O presidente tem atacado o STF e chegou a apresentar o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes. O governante não tem gostado da postura firme dos ministros contra as ações antidemocráticas dele. Ele prometeu não levar adiante o pedido de saída do ministro Barroso, mas ninguém tem confiança no que o chefe do Executivo diz.

Toda essa guerra tem feito o nome de André Mendonça ganhar rejeição para ser nomeado para ocupar uma cadeira no STF. Resta saber se ele conseguirá reverter essa situação.