Destaques

VÍDEO: Puxa-saco de Bolsonaro, Hélio Negão fez discurso apoiando PL dos absorventes gratuitos

Hélio Negão discursou em favor da distribuição gratuita de absorventes

O deputado Hélio Negão (PSL) discursou em defesa da aprovação de distribuição gratuita de absorventes. Ele é um dos principais apoiadores de Bolsonaro, mas foi favorável ao projeto vetado pelo presidente.

“Gostaria de pedir a todos uma atenção especial para o problema que estamos tratando nesse PL”, disse em sessão de 28 de agosto. “Trata-se de um enorme problema de saúde pública. Falta de absorvente para uma mulher em período menstrual é uma realidade para pelo menos milhões de meninas e mulheres”, afirmou o deputado.

“Vamos juntos, mudar a história do Brasil de verdade aprovando projetos como esse, que vai levar dignidade para quem mais precisa, que é o absorvente para as mulheres tão necessitadas nesse país”, disse também na sessão. “Em nosso governo, nenhuma mulher em vulnerabilidade vai ficar para trás”, acrescentou.

Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorventes e outros cuidados de saúde menstrual. O projeto de lei 2968/20199 foi aprovado no Congresso Nacional e criava um novo programa. O Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos iria entregar itens de higiene a alunas do ensino médio e de anos finais do ensino fundamental, além de mulheres em situação de rua, de vulnerabilidade social extrema, presidiárias e apreendidas.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na quinta (7). O projeto foi sancionado, mas o mandatário vetou cinco trechos. Entre eles estavam “assegurar a oferta gratuita de absorventes higiênicos femininos e outros cuidados básicos de saúde menstrual”.

O presidente alega ter consultado o Ministério da Economia e o da Educação, que recomendaram o veto. Justifica que “a proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que não há compatibilidade com a autonomia das redes e estabelecimentos de ensino”.

Leia mais:

1 – Com Benzema e Mbappé, França vence Espanha de virada e leva Nations League

2 – VÍDEO mostra execução de 4 pessoas na fronteira do Brasil com Paraguai

3 – Bruno Gagliasso: “Sou favor de qualquer coisa que tire esse psicopata do poder”

Hélio Negão aprovou projetos que beneficiaria milhões de mulheres

Mais de quatro milhões de jovens não possuem acesso a itens de higiene básica nas escolas brasileiras. É o que apontam dados do Fundo de Populações nas Nações Unidas e da Unicef. Uma a cada quatro dessas meninas que menstruam faltam às aulas por não ter acesso a esses itens.

Além de jovens, mulheres em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social extrema também iriam receber. Assim como presidiárias e internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa. Seriam 5,6 milhões de mulheres beneficiadas. Homens trans e pessoas não-binárias também seriam contemplados.

O projeto teria uma despesa de 84,5 milhões por ano, levando em conta oito absorventes ao mês/mulher. As verbas sairiam do programa de Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). No caso das pressas, os recursos seriam do Fundo Penitenciário Nacional.

Confira o vídeo do Hélio Negão discursando:

Naian Lopes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Naian Lopes

Recent Posts

Contrariando evidências, motorista do Porsche diz que só bebeu água antes de acidente

Cerca de sete horas antes de ter sua prisão preventiva decretada, Fernando Sastre Filho revelou…

18 minutos ago

Sexo oral, masturbação e beijo gay: as polêmicas do show de Madonna

O show da ícone pop Madonna na praia de Cobacabana, no Rio de Janeiro, na…

7 horas ago

Porto Alegre entra em alerta de ‘inundação severa’ e mortes chegam 78 no RS

Porto Alegre está em estado de alerta devido à iminência de "inundação severa", conforme comunicado…

9 horas ago

Pacheco propõe orçamento de guerra para recuperação do RS

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sugeriu neste domingo (5) em Porto Alegre a…

11 horas ago

Show de Madonna teve o 5º maior público da história; confira o ranking

Madonna superou os Rolling Stones como atração com o quinto maior público no mundo Até…

11 horas ago

Lula pede liberação de emendas para reconstruir o RS e quer sensibilidade de Haddad

Durante entrevista coletiva realizada neste domingo (5), o presidente Lula anunciou medidas de auxílio do…

12 horas ago