Destaques

“Papelão da AGU”, diz Kakay sobre desmoralização de Bolsonaro ao faltar em depoimento

Foto: Reprodução

O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, enviou uma nota ao DCM em que detona o que chamou de “papelão da AGU”. Ele comenta o agravo regimental, apresentado pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco, que alega o direito de ausência do presidente Jair Bolsonaro no depoimento na superintendência da PF em Brasília.

Bolsonaro apresentou o recurso e fugiu do depoimento que seria nesta sexta-feira (28) às 14h. No entanto, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, não reconheceu o agravo.

“A AGU fez um papelão. Deveria ter comunicado formalmente que o presidente não iria comparecer em virtude do direto de ficar calado. Num primeiro momento peticionou dizendo que o Presidente iria comparecer. Depois muda de posição e ainda perde o prazo para Agravo. Impasse desnecessário”, afirmou Kakay.

Leia também:

1; Uruguai precisa se desfazer de águia nazista encontrada em navio

2; Brasil foi país que mais matou pessoas trans em 2021

3; Capitã cloroquina inclui no currículo participação em atos golpistas

Bolsonaro pode ser obrigado a depor?

Na decisão, Moraes diz que a AGU protocolou a petição defendendo a ausência de Bolsonaro sabendo que não estava de acordo com os termos da lei. Agora, o presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, deverá decidir se levará o caso ao plenário.

Diante disso, Kakay afirmou ainda que o presidente não deveria ser obrigado, mas que a decisão do Supremo tem que ser obedecida.

“Eu entendo que sendo o Presidente da República um investigad, ele tem o direito ao silêncio. E não vejo porque obrigar um cidadão a comparecer ao interrogatório para ficar calado. Neste caso, não comparecer é uma consequência, uma extensão do direito de não se auto incriminar. Assim sendo entendo ser incabível a condução coercitiva”, declarou.

“Eu entendo, repito, que o AGU errou em tudo. Até no prazo. Eu teria peticionado e esclarecido que o cliente optou por ficar em silêncio e, por isto, não iria comparecer. Não vejo sentido obrigar o cidadão a comparecer numa delegacia se ele vai exercer o direito constitucional de ficar calado. É, sem dúvida, um constrangimento”, continuou.

“Estamos na pior das hipóteses. O Alexandre já disse que entende que ele tem que comparecer. Resta um HC para tentar não comparecer. Se perder ele terá que ir. Mesmo eu discordando, é óbvio que uma decisão do Supremo tem que ser cumprida”, concluiu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Dias

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Dias

Recent Posts

Rio Guaíba passa dos 5 metros na maior cheia já registrada em Porto Alegre (RS)

Neste sábado (4), o rio Guaíba, em Porto Alegre, ultrapassou os cinco metros de altura,…

10 minutos ago

Ministério Público e DPU acionam Google por conteúdo de violência policial

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) entraram com uma…

18 minutos ago

DCM ao Meio-Dia: Enquanto Madonna reclama do calor no Rio, RS vive maior tragédia de sua história

https://www.youtube.com/watch?v=yKna_oVQUow Prof. Viaro e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com Anderson Etter…

45 minutos ago

Madonna se queixa do calor no Rio, enquanto gaúchos se afogam nas enchentes

  Enquanto Madonna se queixa do intenso calor do verão carioca, desfrutando da suíte presidencial…

55 minutos ago

Madonna, que vive de expôr privacidade, reclama de falta de privacidade no Rio

É muita hipocrisia. Madonna recentemente expressou frustrações com relação à falta de privacidade em sua…

1 hora ago

Um Estado devastado sob o desgoverno do entreguismo. Por Moisés Mendes

Os desastres que estão destruindo vidas e comovendo os gaúchos são agravados pelos desastres políticos…

2 horas ago