Rússia tentará novamente criar corredores humanitários na Ucrânia

Atualizado em 7 de março de 2022 às 20:19
Rússia tentará novamente criar corredores humanitários na Ucrânia. Foto de adolescente caminhando com um cachorro dentro de uma bolsa.
Ucrânia precisará concordar com os horários e locais propostos pela Rússia. Foto: Reuters

A Rússia anunciou que tentará novamente criar corredores humanitários na Ucrânia após a um cessar-fogo temporário que acontecerá em cinco cidades ucranianas para a retirada de civis de áreas de conflito, além de envio de mantimentos para regiões onde há combates. A medida acontecerá a partir da manhã desta terça-feira (8).

O horário estabelecido pelos russos foi às 10h, horário local, momento em que acontecerá um cessar-fogo e seis corredores humanitários serão abertos: um de Kiev a Gomel (Bielorrúsia); dois de Mariupol a Zaporíjia (Ucrânia) e Rostov-no-Don (Rússia); um de Kharkiv a Belgorod (Rússia); e dois de Sumy a Belgorod (Rússia) e a Poltava (Ucrânia).

As informações são do porta-voz do Ministério de Defesa russo, Igor Konashenkov, citado pela Interfax. Um outro corredor também será criado entre Chernigov e Gomel, na Bielorrúsia.

Leia mais:

1 – VÍDEO: Ana Maria Braga diz que Rússia é um “regime comunista”

2 – DCM Ao Meio-Dia – Moro perde palanque em SP após Mamãe Falei cair em desgraça

3 – Rússia e Ucrânia voltam a se reunir para tentar novo acordo de paz

Ucrânia precisa concordar com as rotas e horários propostos pela Rússia para que o cessar-fogo aconteça

De acordo com o ministério, os ucranianos deverão concordar com as rotas e os horários propostos por Moscou até às 3h da manhã pelo fuso-horário local, 21h em Brasília, além de fornecer garantis de segurança para os russos. Segundo a RIA Novosti, os dois lados precisarão iniciar uma comunicação contínua para a troca de informações sobre a operação.

No fim de semana passado, uma tentativa de criação de um corredor humanitário fracassou após acusações de ambos os lados estarem violando o cessar-fogo. Inicialmente a proposta levava os civis para território russo ou bielorrusso, mas foi chamada de “imoral” pela Ucrânia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link