Cine belas Artes sobrevive agora com patrocínio de cervejaria

A icônica sala da Consolação, que tinha o patrocínio da Caixa, é mais uma vítima dos tempos sombrios de Bolsonaro no poder (Imagem: reprodução)

Do Guia da Folha:

Dois meses após perder o suporte financeiro da Caixa Econômica Federal e mergulhar em incertezas, o Belas Artes anunciou, nesta quinta (2), que já tem novo patrocinador.

Depois de passar por bancos, como HSBC e Caixa, o complexo terá o patrocínio da marca de cerveja Petra, que fica responsável por cobrir parte do orçamento anual do cinema, cujo principal gasto é com aluguel. Na rua da Consolação e a poucos metros da avenida Paulista, o endereço vale cerca de R$ 2 milhões ao ano.

Nas negociações, entraram em jogo os naming rights (a concessão do direito de a empresa embutir seu nome ao complexo em troca de investimento). O Cine Belas Artes, portanto, passa a se chamar Petra Belas Artes a partir desta quinta. A parceria não gera qualquer tipo de mudança na programação das salas.

Desde 2014, quando foi reaberto após grande mobilização de políticos e sociedade civil, o Cine Belas Artes integrava a rede de patrocínios culturais da Caixa –e ostentava a marca do banco em seu nome. Em fevereiro, no entanto, recebeu a notícia do fim da parceria.

O corte foi seguido de outras revisões de patrocínios promovidas pelo governo Bolsonaro em empresas como Banco do Brasil, BNDES, Petrobras e Correios. Junto com a Caixa, elas destinaram ao menos R$ 128 milhões à cultura em 2018

Com seis salas de projeção, o Belas Artes foi eleito em pesquisa Datafolha o melhor cinema de rua e o detentor da melhor programação alternativa de São Paulo. Inaugurado em 1967, o endereço ficou fechado entre 2011 e 2014, quando firmou parceria com a Caixa para reabrir.

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