Reportagem de Daniel Castro no site Notícias da TV informa que as negociações entre Evaristo Costa e a CNN Brasil começaram há dois meses e meio em Londres. Apesar de a contratação só ter sido anunciada ontem (4), foi concluída no início de maio. A CNN cedeu no único impasse e permitiu que Costa continue fazendo publicidade, uma exceção entre jornalistas, mas ele terá de submeter as futuras campanhas à aprovação do novo canal de notícias. Assediado pelo SBT e pela Record, Costa foi seduzido porque a CNN, além de ser uma grande marca, apresentou a proposta que mais lhe agradava: no novo emprego, ele não queria ser um âncora sisudo, voltar a uma bancada de telejornal, como fez durante 13 anos na Globo. Também não abria mão de morar e trabalhar em Londres.
De acordo com a publicação, a CNN Brasil já trabalha no desenho de um programa semanal, a ser gravado no estúdio do canal internacional em Londres, com um Evaristo Costa despojado, à vontade, discutindo assuntos internacionais com convidados. A CNN diz que a atração será uma mistura de entretenimento com jornalismo. No ar na TV atualmente em um comercial de margarina e também emprestando sua imagem a um sabão em pó, Costa não só continuará estrelando campanhas como também se envolverá em ações de branded content em seu programa. Esse será um formato comercial a ser explorado pelo canal.
A liberação foi essencial para o sucesso da negociação. Com 7,5 milhões de seguidores, Evaristo Costa é um jornalista desejado por anunciantes (e vive disso). A CNN, no entanto, terá o direito de vetar campanhas que considerar prejudiciais à sua imagem, como a Globo já faz com apresentadores da área de esportes. O canal diz que essa liberalidade já existe em formatos da CNN lá fora. Fato é que as principais estrelas da CNN americana (Don Lemon, Anderson Cooper, Jim Acosta, Wolf Blitzer) e da CNN internacional (Becky Anderson, Christiane Amanpour, Richard Quest) não fazem publicidade, completa o site.
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