Acredite se quiser: Afiliada do SBT em Alagoas usa estagiários para burlar greve de jornalistas

Logotipo do SBT. Foto: Divulgação

Daniel César no site NaTelinha informa que o Sistema Opinião, responsável por controlar afiliadas de diferentes redes de televisão no Nordeste, decidiu realocar ao menos três estagiários da TV Clube, parceira da Record no Recife, para a TV Ponta Verde, que retransmite o SBT em Maceió. O objetivo da transferência foi para cobrir a falta de profissionais devido a greve de jornalistas, mas a decisão vem sendo questionada e pode ir parar na Justiça.

De acordo com a publicação, o NaTelinha apurou que os três estagiários foram utilizados para realizar uma série de reportagens como se fossem profissionais da área. O trio é estudante de jornalismo e recebe mensalmente um salário mínimo, bem abaixo do piso salarial para a classe de jornalistas. A reportagem conversou com pelo menos dois sindicalistas, que confirmaram a possível irregularidade. Um deles ainda lembrou que estudantes vem sofrendo em estágios nessa área na região. “A situação dos estagiários é péssima em Alagoas. A afiliada da Globo paga R$ 180 para cada um”, disse.

Em conversa com o diretor da Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas) e do Sinjope (Sindicato dos Jornalistas do Pernambuco), Osnaldo Moraes, ele explicou que a situação é irregular, completa o site.

Categorias
Series & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por