Alunos de Aguinaldo Silva que acusaram Rede Globo de plágio serão processados por plágio

Luz (Marina Ruy Barbosa) e Gabriel (Bruno Gagliasso)

Os 26 alunos-roteiristas de uma oficina ministrada por Aguinaldo Silva, que iniciaram um processo contra o autor e a Globo por plágio, em “O Sétimo Guardião”, também serão processados por plágio, informou Ricardo Feltrin, no UOL.

Após acionarem a emissora no ano passado, as partes chegaram a um acordo e os 26 tiveram seus nomes incluídos na abertura da novela.

Conforme esta coluna informou ontem, a escritora fluminense Barbara da Cunha Coelho Rastelli, autora do livro “As Muralhas da Vida Eterna: Uma Metáfora Sobre o Tempo” (2015, editora AgBook, 405 págs), entrou com uma ação judicial na qual acusa a Globo e os autores da trama de terem plagiado não só o cerne, mas vários trechos de seu livro.

Ao menos dois ex-alunos de Aguinaldo Silva, “co-autor”, moravam na mesma cidade da escritora, Teresópolis, onde ela é relativamente conhecida.

Além da Globo, por meio de sua advogada, a escritora –que pede a suspensão da exibição imediata de “O Sétimo Guardião”– citará os 26 co-autores na ação que move.

Ela pede ainda uma perícia integral e comparativa sobre as duas obras e uma análise do faturamento comercial do produto, para fins de indenização futura que poderá ser reivindicada junto à Globo.

A princípio, porém, o pedido de dano moral é R$ 150 mil.

Categorias
Destaque

Relacionado por