Amazônia, alvo de crítica de Bolsonaro, é tema de série da Globo com representação internacional

Cena com Taís Araújo e Débora Falabella em combate ao desmatamento promovido por mineradora / Divulgação

Ainda restrita ao âmbito do Globoplay, a série “Aruanas” traz indígenas e ambientalistas contra mineradoras na Amazônia.

Essa ficção baseada em fatos reais é o principal cartão-de-visitas da Globo no Mipcom. Trata-se do principal evento no calendário televisivo mundial, feira de negócios na área do audiovisual, que reúne mais de 12 mil profissionais do mundo todo uma vez por ano e ocorre justamente nesta semana, em Cannes, no sul da França. Os interesses sobre a Amazônia e a devastação descontrolada da floresta têm dado ao Brasil um protagonismo internacional sem pares nos últimos meses, até em função de o desmatamento ter avançado para quase o dobro (96%) em setembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados mais recentes do Inpe. Pressionado por acordos e líderes internacionais, o governo Bolsonaro tem se movimentado para tentar reverter a imagem de responsabilidade sobre o descaso ambiental, o que rendeu gafes diplomáticas com a França e até a demissão do ex-chefe do Inpe.

É nesse contexto que a Globo promove a série de maior custo e complexidade do Globoplay até aqui. Filmada no coração da floresta, “Aruanas” foi traduzida para 11 idiomas e está disponível para 120 países por meio do Vimeo, serviço sob demanda na internet.

A informação é do site Telepadi.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por