Após quase 50 anos dentro da emissora, jornalista Léo Batista tem carteira assinada pela Globo

Léo Batista no Globo Esporte Rio: jornalista deixou de ser PJ após 50 anos na emissora carioca (Reprodução/Globo)

Reportagem de Gabriel Vaquer no Observatório da Televisão informa que, nome com mais tempo de emissora no Esporte da Globo, o jornalista Léo Batista não fugiu da nova política de contratação da emissora carioca. Batista foi chamado para renegociar seu vínculo com a Globo e aceitou deixar de ser contratado como pessoa jurídica (PJ) e virou pessoa física, tendo a carteira de trabalho assinada pela Globo.

De acordo com a publicação, segundo apurou o Observatório da Televisão, o fato ocorreu neste mês de julho, logo após a Copa América. O jornalista aceitou sem maiores problemas as condições da emissora. Batista não teve alterações nos seus ganhos mensais. Ele continua participando de transmissões da Globo e com seu quadro no Globo Esporte Rio. A nova política da Globo para contratações estão ocorrendo em várias áreas. Entre elas, estão o Entretenimento, Jornalismo e, principalmente, Esporte. A “despejotização” da Globo tem a ver com uma postura da emissora para se resguardar de processos na Justiça.

Nestes processos, contratados PJs pediam reconhecimento de vínculo e pagamento de direitos trabalhistas. E quase sempre ganhava, o que ainda causa uma forte dor de cabeça na emissora. Mesmo assim, muitos profissionais preferiam continuar sendo PJs, por acreditarem que ganham mais dinheiro, completa o site.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por