Atriz Lady Francisco morre aos 84 anos

Lady Francisco

Do blog de Nilson Xavier no UOL:

Morreu neste sábado (25/05), aos 84 anos, a atriz Lady Francisco. Ela estava internada na UTI do Hospital Unimed-Rio, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, desde o dia 28/04, em decorrência de complicações apresentadas no pós-operatório de uma correção de fratura de fêmur. Lady passeava com seus cachorros quando caiu e fraturou o fêmur. Nos últimos dias, houve piora em seu quadro. A atriz veio a falecer, neste sábado, às 13h10, por falência de múltiplos órgãos, decorrente de isquemia enteromesentérica (transtorno vascular agudo dos intestinos).

Atriz, produtora e diretora, Lady Francisco construiu uma carreira sólida, tanto na TV – mais de 20 novelas – quanto no cinema – 25 filmes, vários deles pornochanchadas, o que lhe rendeu o status de símbolo sexual. Era uma atriz reconhecida pelo público, por vários papeis de apelo popular, geralmente mulheres despachadas, sensuais, fogosas e/ou divertidas. Fácil para uma atriz carismática que sempre chamou a atenção pela beleza.

Lady Francisco era o nome artístico de Leyde Chuquer Volla Borelli Francisco de Bourbon, nascida em Belo Horizonte, em 7 de janeiro de 1935. A carreira artística começou em BH, no rádio e na TV Itacolomi. Foi revelação artística da Escola Mineira de Artes Dramáticas, inaugurou a TV Itacolomi, ao lado de Juscelino Kubitschek, e recebeu na época o prêmio Ary Barroso de melhor atriz de televisão.

(…)

Larissa Bernardes

Editora. Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Relacionado por