Nos EUA, Chanceler de Bolsonaro confirma que filme sobre Chico Buarque foi censurado

Chico Buarque. Foto: AFP

A Coluna de Ancelmo Gois no Globo informa que em Washington, Ernesto Araújo confirmou as suspeitas do cineasta Miguel Faria Júnior de que a Embaixada do Brasil em Montevidéu interferiu para que o filme “Chico: artista brasileiro” não fosse exibido no Brazil Film Festival 2019 — decisão depois, melhor assim, revogada pela produtora Inffinito.

De acordo com a publicação, o chanceler disse que a produtora pediu apoio da embaixada brasileira em Montevidéu para o festival. Segundo Araújo, a embaixada pediu a lista dos filmes e indicou quais seriam os de sua preferência. “Acho que o interesse da embaixada não estava nesse filme sobre o Chico Buarque”.

Para o ministro, a empresa seguiu, pelo que ele sabe, essa sugestão da Embaixada: “É uma situação em que, se você pede o apoio institucional da embaixada brasileira, é natural que a embaixada fale: eu quero dar apoio para esses que são determinados filmes a serem exibidos”, completa o jornal.

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por