Conceição Evaristo e Fernanda Young estão entre os destaques do Jabuti

Autora de obras como ‘Olhos d’água’, Conceição Evaristo é a Personalidade Literária de 2019 (foto: Joyce Fonseca/Divulgação)

Do Correio Braziliense.

A Câmara Brasileira dos Livros (CBL) anunciou os vencedors do 61º Prêmio Jabuti, o mais tradicional do país, em cerimônia realizada em São Paulo. Os premiados, entre as 19 categorias, foram agraciados com um troféu e uma quantia de R$ 5 mil. Na ocasião, pela importância da obra, a escritora mineira Conceição Evaristo foi homenageada como Personalidade Literária de 2019.

Uma história de desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil 1926 – 2013, de Pedro H. G. Ferreira de Souza, foi premiado como Livro do Ano. O autor, que venceu na categoria Humanidades, foi gratificado com a estatueta Jabuti e R$ 100 mil. No eixo Literatura, o título O pai da menina morta, de Tiago Ferro, sagrou-se como melhor Romance; Entre as Histórias em quadrinhos, destacou-se a Graphic MSP – Jeremias: Pele, de Rafael Calça e Jefferson Costa; Hilda Machado venceu em melhor Poesia com Nuvens; O prêmio de melhor Conto foi para Um beijo por mês, de Vilma Arêas e, entre as Crônicas, ganhou Pós-F: para além do masculino e do feminino, da escritora Fernanda Young, morta em agosto deste ano.

(…)

 

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por