Crise econômica: Jornada de Literatura de Passo Fundo é adiada para 2020 por falta de dinheiro

Livros. Foto: Wikimedia Commons

Reportagem de Paula Sperb na Folha de S.Paulo informa que a Jornada Nacional de Literatura, tradicional evento de literatura e formação de leitores que mobiliza milhares de pessoas e que ocorre há mais de 30 anos em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, foi adiada para março de 2020 por causa da crise econômica. Em 2015 o evento foi cancelado pelo mesmo motivo e voltou a ocorrer somente em 2017.

De acordo com a publicação, o evento estava marcado para 30 de setembro, mas devido ao cenário pessimista da economia, não poderá ser realizado como estava planejado inicialmente, explica o professor Miguel Rettenmaier, da coordenação do evento promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) com apoio da prefeitura da cidade. Seria a 17ª edição da Jornada e a 9ª da Jornadinha, para o público jovem. “Vivemos em momento muito duro, que afeta a cultura. Existe, por parte dos patrocinadores, uma incerteza quanto à economia da atualidade. Isso repercute no nosso trabalho quando esses grupos empresariais não se sentem seguros para aportar dinheiro no projeto. Ao passarmos o evento apara 2020, buscamos um novo ano fiscal com novas possibilidades. Essa mudança está relacionada com a possibilidade de, uma vez terminado esse ano difícil, começar 2020 com algum tipo de elemento promissor”, disse Rettenmaier à Folha.

O professor não citou nomes de patrocinadores que não estariam apoiando mais a Jornada, mas afirmou que a verba do Ministério da Cidadania estava mantida para 2019 e que será enviado um novo projeto atualizado para manter o apoio federal para 2020, essencial para a realização, completa o jornal.

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por