Daniel Filho critica Bolsonaro e falta de apoio ao cinema: ‘Brasil não é de idiotas’

daniel filho

O ator e diretor Daniel Filho – Divulgação/Globo

Do F5:

O diretor, ator e produtor Daniel Filho, 81, não tem dado entrevistas nos últimos anos, mas resolveu abrir uma exceção à Folha por causa do “momento atual brasileiro”. O tema da reportagem era os 40 anos de “Malu Mulher”, mas em pouco mais de uma hora de conversa, ele fez questão de abordar outros assuntos como o cinema brasileiro, a paralisação da Ancine e os novos rumos da televisão brasileira.

Opositor ao presidente Jair Bolsonaro, Filho não poupou críticas às políticas do atual governo. “Todos nós [artistas e produtores culturais] estamos parados, sofrendo diante dessa imbecilidade reinante.”

Responsável por sucessos da televisão e do cinema, como as séries “Confissões de Adolescente” (1994-1995) e “A Grande Família”, e o filme “Se Eu Fosse Você” (2006), o diretor destacou a importância da classe artística não perder a esperança e continuar batalhando para “acender uma vela quando há uma escuridão”. “Essa é uma obrigação nossa.” Ele também destacou a importância da imprensa no atual cenário político.

“O Brasil não é de idiotas. Se fosse de idiotas não tínhamos feito tudo que fizemos. O cinema brasileiro não é idiota, a televisão brasileira não é idiota”, afirma ele, em clara referência ao discurso de Bolsonaro que chamou de “idiotas úteis” os estudantes que se manifestaram em todo o país contra os cortes da educação.

(…)

Categorias
Destaque
Larissa Bernardes

Editora. Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Relacionado por