Datena e Band terão de indenizar padaria de Minas Gerais por associá-la ao tráfico

Datena

Datena

Do JOTA:

A rede de televisão Bandeirantes e o apresentador José Luiz Datena terão de indenizar uma padaria de Minas Gerais em R$ 25 mil por danos morais pela vinculação do nome da empresa ao crime de tráfico de entorpecentes durante uma reportagem exibida em 2012.

A reportagem do programa Brasil Urgente denunciava um funcionário da padaria, preso em flagrante por tráfico. A motivação para o pedido de indenização foi a exposição de um carro utilizado pela empresa, no qual constavam a marca e telefones comerciais da companhia.

Na Justiça o dono da padaria, Tiago Braga da Silva, alegou que a exposição e associação da marca com o crime lhe causou prejuízo, tendo que divulgar nota de esclarecimento na imprensa. Após a reportagem as vendas da padaria teriam caído em 30%.

A reportagem foi veiculada com o título de “sanduba de maconha: traficante usava carro da padaria para vender droga”. Enquanto a notícia era transmitida ao vivo, Datena fez comentários associando o nome da empresa – Pão de Queijo Majestade – com a venda e consumo de drogas. “Nunca vi pão de queijo de maconha”, afirmou Datena na ocasião, de acordo com o processo.

Ainda, Datena teria dito durante a veiculação da matéria que “ia ter mineiro doidão até o ano 3000, ia ter mineiro doidão até o ano 4000”. “Quem vai desconfiar de uma ‘vanzinha’ de pão de queijo que tenha uma tonelada de maconha para distribuir?”, questionou o apresentador. Na casa do autor do crime a polícia encontrou cerca de uma tonelada de maconha.

(…)

Categorias
TV
Larissa Bernardes

Editora. Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Relacionado por