Documentário mostra julgamento e condenação de Gilberto Gil por posse de maconha

Gilberto Gil em cena do documentário Refavela 40, que estreia nesta terça (19) na HBO. Foto: Reprodução

De Fernanda Lopes no site Notícias da TV.

Gilberto Gil e sua obra são o tema do documentário Refavela 40, que estreia na HBO nesta terça (19). O material aborda o processo de criação do disco homônimo dos anos 1970, considerado um dos mais importantes da MPB. Durante esse período, um episódio específico é exibido: o dia em que Gil foi julgado e condenado à internação por posse de maconha.

O ano era 1976 e, durante a Ditadura Militar (1964-1985), as leis em relação às drogas eram mais severas do que hoje. Não existia a figura do “usuário de drogas”, e qualquer pessoa pega com substâncias ilícitas poderia ser julgada como traficante.

Gil se preparava para fazer um show em Florianópolis, capital de Santa Catarina, quando o quarto de hotel em que estava foi vasculhado pela polícia, a mando de um delegado que tinha inimizade com o organizador do show. Foi encontrado um baseado na carteira do cantor, o suficiente para submetê-lo à Justiça.

(…)

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por