Emissoras concorrentes evitam citar nomes de Silvio e Edir ao lado de Bolsonaro no 7 de setembro

Edir Macedo, o presidente Bolsonaro, Silvio Santos e Íris Abravanel no palanque do desfile; atrás, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, Davi Alcolumbre, presidente do Senado, e Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV!. Foto: Reprodução

Maurício Stycer no UOL informa que a inédita presença de Silvio Santos, dono do SBT, e Edir Macedo, proprietário da Record, ao lado de Jair Bolsonaro acabou sendo um dos maiores destaques no desfile de 7 de Setembro. Mas este assunto foi tratado de forma muito diferente pelos telejornais mais importantes das cinco principais emissoras de TV aberta do país. Globo, Band e RedeTV! mostraram imagens, mas não citaram os nomes dos donos de canais concorrentes. Record e SBT, naturalmente, falaram de ambos os empresários. Já na RedeTV!, o destaque foi para a presença do vice-presidente da emissora, Marcelo de Carvalho, não citado pelos concorrentes.

De acordo com a publicação, o “Jornal Nacional” dedicou quatro minutos para a cobertura festejos do 7 de Setembro em todo o país, destacando, em especial, Brasília. A repórter Geiza Duarte assim se referiu aos presentes: “No palanque, o presidente era aguardado pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, vestida de amarelo, pelos outros filhos, por ministros e por convidados”. No “SBT Brasil”, foram três minutos de reportagem. O repórter Galton Sé não informou que Silvio e Edir são donos de canais de TV. Disse ele: “Acompanharam a cerimônia, ao lado do presidente, o apresentador e empresário Silvio Santos, com a esposa Íris Abravanel e duas filhas do casal e ainda o bispo de Igreja Universal, Edir Macedo, e a mulher Ester Bezerra”. O “Jornal da Record”, que tratou do tema por mais de quatro minutos, não informou que Macedo é proprietário da emissora. Os convidados ilustres foram mencionados tanto pelo apresentador Celso Freitas quanto pelo repórter Luiz Fara Monteiro. “Além de ministros e parlamentares, a parada teve a presença de personalidades, como o líder da Igreja Universal, Edir Macedo, e o apresentador e dono do SBT, Silvio Santos”, disse Freitas.

Em seguida, o repórter registrou: “O casal (Bolsonaro) passou a maior parte do tempo ao lado do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, bispo Edir Macedo, e da esposa, Ester Bezerra. O CEO do Grupo Record, Marcus Vinicius Vieira, também estava no palanque presidencial. Entre os convidados, o apresentador Silvio Santos, do SBT”. No “Jornal da Band”, o 7 de Setembro mereceu quase cinco minutos de cobertura. O repórter Caiã Messina foi o mais econômico ao falar dos convidados. Disse apenas: “Já no palanque das autoridades, Bolsonaro se encontrou com a mulher Michelle e os outros filhos”. Por fim, o “RedeTV News” foi o mais prolixo. A matéria tomou sete minutos do telejornal. A repórter Caroline Aguiar descreveu: “Na tribuna de honra, o presidente estava cercado pelo vice, Hamilton Mourão, da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, da filha Laura, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Também estavam presentes vários ministros, entre eles Sergio Moro, da Justiça, e Onyx Lorenzoni, da Casa Civil. Na tribuna, Bolsonaro ainda recebeu vários empresários, entre eles o vice-presidente da RedeTV!, Marcelo de Carvalho”, completa o colunista de portal.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por