Funkeira trans diz ter sido vítima de transfobia após alugar apartamento em SP

Segundo a reportagem do Extra, a funkeira trans Lady Chokey se mudou da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, para São Paulo em busca de melhores oportunidades na carreira. Cheia de sonhos, a jovem de 23 anos e de boa condições financeiras alugou um apartamento em Pinheiros, bairro nobre paulista, por R$ 7 mil. Após se mudar para o local com suas roupas, Lady Chokey conta que recebeu uma mensagem do funcionário da imobiliária dizendo que o dono da casa havia recebido reclamações de outros moradores.

“Cheguei dia 27 de março de madrugada no apartamento e corri atrás da papelada. Abri firma, levei em cartório, tirei xerox da documentação, assinei o contrato às 12. Por volta das 17h, o local foi liberado para mim e me instalei. Saí de noite e voltei. Quando acordei no dia seguinte, às 9h, havia várias mensagens do funcionário da imobiliária dizendo que o proprietário havia recebido reclamações por eu ser a nova moradora do prédio”, conta Lady Chokey que nunca havia passado por episódios semelhantes.

“Em um dos áudios, o funcionário da imobiliária diz que o proprietário gritou ‘bota esse ‘cara’ para fora’. Eu me reconheço como mulher e exijo ser tratada como tal. Fui à delegacia do bairro e registrei a queixa como injúria. Acredito que fui vítima de transfobia, racismo e gordofobia. Meu corpo é político, eu sair de casa já me transforma em militância”, afirma a funkeira.

Lady Chokey já tem um advogado cuidando do caso e se mudou às pressas do apartamento, onde já havia pago o primeiro mês de aluguel, para um hotel. Agora, a cantora está em um Apart-hotel e diz que o episódio a incentiva ainda mais à lutar pelas minorias:

“Isso me incentiva a não desistir e me estimula a levar o caso à frente. Muitas vezes, trans travestis e até gays deixam casos de preconceito para lá, até porque processo não é barato além de ser desgastante emocionalmente. O proprietário jogou a culpa no condomínio dizendo que havia reclamações “por ter esse tipo de gente em prédio de luxo”. Porém, ele como dono do local responde pelas atitudes, independente de quem reclamou, ele pediu para eu me retirar e eu quero que ele pague na justiça por isso”.

Relacionado por