“Game of Thrones”: Última guerra tem mortes e desfecho trágico

Jon Snow (Kit Harington) e Davos Seaworth (Liam Cunningham) em cena de “Game of Thrones”
Imagem: Divulgação/HBO

Do UOL:

ATENÇÃO: Este texto contém spoilers do penúltimo episódio de “Game of Thrones”. Não leia se não quiser saber.

Depois da Grande Guerra (contra os mortos), “Game of Thrones” guardou para seu penúltimo episódio a sua Última Guerra: o embate entre a forças de Cersei Lannister (Lena Headey) e Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), tendo como troféu o Trono de Ferro e o domínio dos Sete Reinos. O resultado, claro, foi um capítulo puramente trágico.

Dirigido por Miguel Sapochnik, o mesmo da Batalha de Winterfell, o episódio contou com a despedida de muitos personagens que nos acompanhavam desde o início da série, incluindo Cersei e Jaime (Nikolaj Coster-Waldau), e mostrou Daenerys cedendo aos seus piores impulsos em um ataque brutal sobre Porto Real, vitimando milhares de inocentes.

Quem se foi

Antes de relatar como tudo aconteceu, vamos listar abaixo as principais mortes do episódio:

  • Varys (Conleith Hill), condenado por Daenerys por traição
  • Cersei e Jaime, soterrados sob os escombros da Fortaleza Vermelha
  • Euron (Pilou Asbaek), ferido por Jaime
  • Cão de Caça (Rory McCann) e Montanha (Hafthor Julius Bjornsson), que caíram da Fortaleza direto para o fogo após um embate
  • Qyburn (Anton Lesser), jogado sobre uma pedra por Montanha

(…)

A guerra

Quando por fim chegou a hora da batalha, o exército de Daenerys se colocou à frente dos muros de Porto Real, guardados pelas tropas da Companhia Dourada. O primeiro golpe, porém, foi contra a frota de Euron Greyjoy. Montada em Drogon, Daenerys se posicionou contra o sol para dificultar a visão dos inimigos, e conseguiu dizimar os navios. Seus alvos seguintes foram os escorpiões, as armas encomendadas por Cersei para matar os dragões, e os soldados da Companhia Dourada.

Seus combatentes então entraram na cidade e mataram vários soldados dos Lannister, até chegarem a um grupo numeroso, aglomerado em uma rua estreita. Jon Snow, Verme Cinzento e Davos (Liam Cunningham), à frente dos soldados de Daenerys, ficaram parados, enquanto ecoavam pela cidade gritos pedindo a rendição.

Do alto da Fortaleza Vermelha, Cersei acompanhava tudo em perpétuo estado de negação, mesmo quando Qyburn lhe dava as más notícias. “A Fortaleza nunca caiu, e não cairá hoje”, disse a rainha. Apesar disso, alguém conseguiu tocar os sinos, dando um momento de alívio que, como era possível prever, duraria pouco.

Montada em Drogon, Daenerys se enfureceu ao ouvir os sinos e partiu para um ataque ainda mais forte contra Porto Real, dizimando residências e civis sem qualquer critério. Ao perceber que sua rainha havia retomado os ataques, Verme Cinzento cravou uma lança em um soldado Lannister, retomando o ataque — muito para desgosto de Jon Snow, que tentava convencer os combatentes a parar.

(…)

Larissa Bernardes

Editora. Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Relacionado por