Globo muda regra para coberturas de massacres

William Bonner no Jornal Nacional da Globo. Foto: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Do NaTelinha:

A direção da Globo ordenou que não seja dado nenhum tipo de destaque a criminosos envolvidos em massacres. Em comunicado interno, enviado aos funcionários do Jornalismo, a emissora estabelece novas regras para a cobertura desses casos. A medida tem por objetivo evitar qualquer tipo de glamourização do crime em fóruns virtuais.

“Nosso foco será sempre nas vítimas; nunca, nos assassinos. Não daremos notoriedade ao criminoso”, diz a rede em trecho do comunicado, obtido pelo NaTelinha. O nome e a foto do assassino, bem como sua qualificação, só será dado no primeiro dia, seja por fins informativos ou para ajudar em sua prisão.

Do dia posterior em diante, a citação deverá ser feita em termos genéricos – jamais pela identidade real. Se houver mais de um envolvido direto na morte, o nome poderá ser dado apenas uma vez, caso existam novidades no assunto.

O crime deverá ser tratado com adjetivos negativos, como ação covarde, perversa, monstruosa etc. Os autores serão chamados de “assassinos” e “criminosos”, independentemente de haver condenação, como acontece em situações cotidianas. A Globo também orienta que a memória das vítimas e atos heroicos de cidadãos comuns sejam enaltecidos.

(…)

Larissa Bernardes

Editora. Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Relacionado por