História da África: Filme sobre a guerra em Angola vence o Anima Mundi

Filme sobre a guerra em Angola vence o Anima Mundi. Foto: Divulgação

Reportagem de Luiz Zanin Oricchio no Estado de S.Paulo informa que Another Day of Life (Um Outro Dia de Vida), de Raú de La Fuente e Damian Nenow (Polônia, Espanha, Bélgica,  Luxemburgo, Holanda, Alemanha e Hungria) foi considerado o melhor longa-metragem do Anima Mundi 2019, edição paulista.

De acordo com a publicação, o filme é baseado nas memórias do repórter de guerra polonês Ryszard Kapuscinski(1932-2007), que cobriu conflitos em Angola e em outras áreas conturbadas do mundo. Kapuscinski é um expoente do chamado jornalismo literário e teve vários outros de seus livros publicados no Brasil (como Guerra do Futebol, O Imperador, Ébano: Minha Vida na África), mas não este, que eu saiba.

O filme narra a epopéia da cobertura jornalística de Kapuscinski no país africano em 1975. Com os portugueses em debandada do país, com a descolonização que se segue à Revolução dos Cravos, Luanda, a capital, torna-se uma cidade “confusa”, sitiada e da qual todos buscam escapar. Mas a tentativa de Kapuscinski é deslocar-se para o front da luta, no sul do país, para Pereira d’Eça, onde, ele desconfia, travam-se as batalhas decisivas da guerra civil e onde vai acontecer a invasão sul-africana, aliada à direita angolana, completa o Estadão.

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por