Internet 5G no Brasil deve conectar até o freezer, mas pode deixar 22 milhões de casas sem televisão aberta

Smartphone. Foto: Wikimedia Commons

Reportagem de Edianez Parente no site Notícias da TV informa que a chegada do serviço de telefonia celular 5G dará um pontapé na internet das coisas, nome dado à comunicação entre máquinas –o computador e o freezer, por exemplo. Mas também terá um preço alto: a nova internet de alta velocidade vai causar um apagão de canais abertos para quem os sintoniza via antena parabólica. No país, são 22 milhões de domicílios que recebem a TV diretamente do satélite, a chamada Banda C. Isso vai acontecer porque a rede de telefonia de 5G vai operar em frequências eletromagnéticas que causarão interferências nos sinais das redes abertas nas parabólicas. Um documento assinado pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) foi encaminhado na semana passada ao governo federal apontando soluções para o problema de interferência no sinal. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) quer promover o leilão do 5G em 2020.

De acordo com a publicação, a proposta das entidades, que reúnem as grandes redes como Globo, SBT e Record, inclui mudar o satélite e o tipo de sinal que chega hoje às residências para outro tipo de transmissão, também gratuita. A sugestão é migrar para um sistema igual ao atualmente utilizado em serviços de TV paga como Sky e Oi, com uso de miniparabólicas. As emissoras sugerem que, com os recursos obtidos no leilão das frequências do 5G, o governo banque esses equipamentos para as famílias de baixa renda, custeando novas antenas e receptores aos participantes de programas sociais, como o Bolsa Família. As estimativas são de que cerca de 10 milhões de residências com parabólicas sejam de pessoas que se encaixam nessas condições.

A exemplo do que aconteceu quando houve a mudança do sistema da televisão terrestre analógica para o digital, as emissoras querem que o governo faça uma ampla campanha de esclarecimento de todo o processo. Do lado dos canais, eles também vão precisar de filtros nas suas antenas para barrarem interferência do 5G no próprio sinal que recebem das geradoras, completa o site.

Categorias
Series & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por