Joaquim Phoenix critica falta de diversidade entre os indicados para a premiação do Bafta

Joaquin Phoenix em Coringa (Foto: Reprodução / Warner)

Do Globo:

Joaquin Phoenix foi muito além dos agradecimentos protocolares, após vencer o Bafta de melhor ator na noite deste domingo. Num discurso forte, ouvido em silêncio por toda a plateia do Oscar britânico, o astro de “Coringa” criticou a duramente falta de diversidade entre os indicados para a premiação.

“Nós mandamos uma mensagem muito clara para pessoas de cor de que elas não são bem-vindas aqui”, disse Phoenix. “Não acho que qualquer um queira tratamento preferencial, apesar de ser isso o que damos a nós mesmos todos ano. Acho que as pessoas só querem ser reconhecidas, admiradas e respeitadas por seu trabalho.

Phoenix fez questão de se colocar como parte do problema da falta de representatividade na indústria cinematográfica, admitindo ser privilegiado e não ter feito o bastante para mudar o quadro.

“Essa não é uma crítica hipócrita, tenho vergonha de dizer que sou parte do problema, eu não fiz tudo que poderia para garantir que a estrutura fosse mais inclusiva”, disse o ator, para em seguida conclamar seus colegas a agir. “Acredito ser mais do que criar um ambiente multicultural. Precisamos fazer o trabalho duro para entender de fato o racismo sistêmico. Acho que é obrigação das pessoas que criaram, perpetuaram e se beneficiaram desse sistema de opressão, se tornarem aqueles que o desmontam. É com a gente.”

(…)

Relacionado por