Jornalista conta erros de Maju na Globo e leitores enxergam racismo nas redes sociais

Maju. Foto: Rede Globo/Reprodução

Daniel Castro, jornalista dono do site Notícias da TV, foi criticado depois de ter publicado um texto sobre a apresentadora do Jornal Hoje, Maria Júlia Coutinho, a Maju.

No texto, ele publicou uma contabilidade que fez dos “erros” que ela cometeu em algumas edições do noticiário. Desde setembro, Maju tornou-se a âncora do telejornal da Rede Globo. Ao colocá-la para substituir Sandra Annenberg, a emissora carioca busca aumentar a audiência na disputa com a Hora da Venenosa, da Record TV. Castro diz que a Globo fez uma reunião emergencial motivada pela grande quantidade de “erros”, como os que ele cita. “Na edição de segunda-feira do JH, com uma Maju acelerada e gesticuladora, o Notícias da TV contou oito erros. Ela comeu o ‘a’ ao falar ‘a partir de hoje’ e chutou o pau da barraca da gramática ao soltar frases como ‘a maioria estão’ e ‘as manchas de óleo continua’, ressaltou. O diretor-geral de Jornalismo da Globo Ali Kamel desmentiu em nota que houve uma reunião para tratar os possíveis erros da apresentadora. “Não houve reunião, Maju Coutinho tem brilhado na apresentação do Jornal Hoje, superando todas as melhores expectativas. Defini-la como Daniel Castro a definiu revela apenas os preconceitos do próprio jornalista”.

Esses erros contabilizados fizeram com que Daniel Castro fosse acusado de racismo, por parte dos internautas. “Quantos jornalistas brancos tiveram seus erros gramaticais contabilizados em matéria do UOL? Sabe qual o nome desta obsessão em encontrar erros que nos coloquem num lugar subalterno? Racismo, puro e simples”, afirmou o colunista da Folha de S. Paulo Thiago Amparo.

Confira algumas mensagens divulgadas pelo site BHAZ.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por