Juliette Binoche no Brasil: “Bolsonaro me dá medo”

Juliette Binoche
Foto: AFP/Reprodução

De Ana Cláudia Guimarães na Coluna de Ancelmo Gois no Globo.

Grande referência do cinema francês atual, a atriz francesa Juliette Binoche, 55 anos, que vai a Niterói dia 29 a convite do empresário Jean Thomas, para a festa dos 30 anos da distribuidora cinematográfica dele, a Imovision, tem, acredite, mesmo sem jamais ter vindo ao Brasil, ascendência brasileira. Uma de suas ancestrais, pelo lado paterno, é Úrsula de Araújo Mattos (foto abaixo), nascida em 1838 em Saracuruna, na Baixada Fluminense. Colecionadora de prêmios (ganhou, entre outros, o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, em 1997, com “O paciente inglês” e de de melhor atriz em Cannes, em 2010, com “Cópia Fiel”), ela trocou pelo telefone, de Los Angeles, dois dedos de prosa com Ana Cláudia Guimarães e Rennan Setti. Aqui alguns tópicos:

(…)

*A verdade é que o incêndio na Floresta Amazônica preocupa todo o planeta. As escolhas políticas do presidente de vocês, Bolsonaro, dão muito medo. Ele parece ter visões egoístas e muito radicais, que não estão em sintonia com a situação atual. Há uma preocupação geral, e a política atual do Brasil sobre a Amazônia dá medo. Mas isso ocorre em todo o mundo. É necessário haver uma mudança de atitude e consciência. Minha impressão é que será preciso ir até o limite da crise para que as pessoas acordem, o que é lamentável, porque poderíamos nos antecipar e reduzir os impactos.

(…)

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por