Livro mostra que Silvio Santos chegou a ser considerado “comunista” por militares na ditadura

Silvio Santos. Foto: Divulgação/SBT

Documentos inéditos de 1970, obtidos nos arquivos do SNI (Serviço Nacional de Informações) e publicados no novo livro do professor Fernando Morgado, Comunicadores S.A., mudam um pouco a história de Silvio Santos.

Sobretudo sobre a época que o apresentador de TV na ditadura militar.

Essa publicação revela que na época, enquanto o dono do SBT ainda era funcionário da Globo e dispunha de oito horas na grade de domingo da emissora, ele era visto por parte das Forças Armadas como um apoiador da ação do comunismo no país. Essa fama quase fez Silvio Santos sofrer sanções que mexeriam diretamente com o formato do seu programa. “O livro traz várias histórias inéditas e surpreendentes, mas, sem dúvida, a que mais me impressionou tem a ver com o Silvio Santos. Muitos adotam um discurso simplista quando falam da relação dele com o regime militar. Eu mostro no livro, com documentos que encontrei nos arquivos do SNI, que essa relação nem sempre foi tranquila. Por mais incrível que possa parecer, tinha gente de alta patente dentro das Forças Armadas que via Silvio como parte de um esquema que visava apoiar a ação comunista no Brasil”, contou Fernando Morgado, que também escreveu o livro Silvio Santos: A Trajetória do Mito em 2017.

Ele completou: “Militares queriam que o Programa Silvio Santos tivesse sua duração reduzida, deixasse de ser ao vivo e perdesse a plateia. O apresentador teve que mandar uma carta ao ministro das Comunicações (Hygino Corsettic, 1919 – 2007) apelando para que essas mudanças não fossem feitas. A íntegra dessa carta também está inserida no livro. A descoberta desses fatos certamente mudará a forma como a história do Silvio Santos é contada”.

As informações são de Sandro Nascimento no site NaTelinha.

Categorias
Series & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por