Na Justiça: Ator pede indenização da Globo após perder papel em série e é derrotado

Dênis Derkian: ator perdeu processo contra Globo após ser tirado de última hora da série O Caçador (Reprodução/Globo)

Gabriel Vaquer no site Observatório da Televisão informa que, conhecido por ter feito várias produções na TV nos anos 1970, 1980 e 1990, o ator Dênis Derkian perdeu um processo que movia contra a Globo onde pedia uma indenização da emissora por reparo de danos. Ele argumentou que a emissora lhe tirou, de forma abrupta, um papel que faria na série O Caçador, produzida e exibida em 2014. No entanto, 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo negou o pedido de Derkian. A emissora argumentou que não havia contrato formal firmado entre as partes e provou que o canal optou por um outro ator, algo que é normal no meio artístico.

De acordo com a publicação, nos autos, Derkian afirma que faria o personagem Leon, que foi interpretado por Marcos Suchara na série. O ator juntou documentação e disse que fechou um acordo verbal com a emissora, se preparando para o personagem em workshops e estudos sobre o tema do seriado. No entanto, a Globo realizou uma troca na direção da série e Dênis Derkian foi substituído pelo ator que fez o papel. Inconformado com o que aconteceu, Derkian pediu que fosse indenizado pela emissora, sem informar um valor específico, deixando essa decisão em juízo.

Em primeira instância, a 6ª Vara Cível de São Paulo concluiu que a Globo não cometeu nenhum abuso. Segundo a sentença, os cursos e preparação feitos pelo ator de teatro incrementaram sua bagagem como interprete. A emissora também argumentou que o cancelamento de um trabalho na TV de última hora não é incomum. Dênis Derkian recorreu da sentença ao Tribunal de Justiça de São Paulo, mas a 10ª Câmara de Direito Privado manteve a decisão inicial em segunda instância. O corte manteve o entendimento defendido pela Globo de que a situação é extremamente comum no meio artístico, completa o site.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por