Para evitar fake news nas eleições, WhatsApp lança ferramenta que checa informações — na Índia

Os usuários agora podem encaminhar mensagens para a Checkpoint Tipline, onde uma equipe liderada pela startup local Proto avaliará e as marcará como “verdadeira”, “falsa”, “enganosa” ou “contestada”. Essas mensagens também serão usadas para criar um banco de dados que deve ajudar a estudar e entender a disseminação de desinformação.

O Checkpoint Tipline funciona em 5 idiomas – Inglês, Hindi, Telugu, Bengali e Malayalam. Separadamente, o WhatsApp também testou recentemente a possibilidade dos usuários verificarem a autenticidade de imagens recebidas, publicou o B9.

O serviço já está no ar, mas ainda com alguns problemas iniciais, principalmente em relação ao tempo que das verificações, que estão demorando quase 2 horas para acontecer.

O Checkpoint Tipline é apenas uma das várias mudanças que o WhatsApp fez em sua plataforma para combater a disseminação de fakew news. Entre as iniciativas estão a limitação do número de mensagens compartilhadas, comerciais de TV ensinando a não compartilhar informações sem checa-las antes, e a criação de um setor exclusivo para receber denúncias de fake news.

As eleições no país devem começar em 11 de abril e os resultados finais são esperados para o dia 23 de maio.

Relacionado por