Pedro Cardoso: “A simplificação de temas complexos atende ao interesse do nazifascismo em voga no Brasil”

Pedro Cardoso. Foto: Reprodução/YouTube

Do Instagram do ator Pedro Cardoso, ex-Globo:

Bom dia.

Sugiro matéria no El País Brasil, não por suas qualidades mas, justamente, por seus defeitos (na minha opinião). A matéria apresenta a tese de alguns especialistas de que a diminuição dos casos de violência não tem relação direta com o aumento da letalidade policial. Tal percepção afronta o senso comum e, por essa razão, deveria merecer do jornal uma exposição muito mais extensa e organizada. Eu, que por intuição de bondade, quero crer na tese dos estudiosos, sai da leitura mais mal informado do que entrei.

O tema da violência encerra todos os outros. É preciso haver muita dedicação para informar com profundidade; ainda mais quando se quer levar o leitor a crer no que contraria a impressão amadora. Ao leigo, parece evidente que a maior letalidade policial faz diminuir a violência.

Para dizer o contrário é preciso ser extenso e detalhado; argumentativo e específico. O texto como está, com afirmações desconectadas de sustentação factual, termina por desacreditar a tese dos estudiosos. A mim, me preocupa que muitas vezes o jornalismo – não apenas o El País – aceite a superficialidade do leitor contemporâneo, habituado aos vídeos medíocres das redes antissociais. Não sou jornalista nem crítico de jornais; prefiro indicar o que me agrada do que censurar o que não gosto; não faço esse comentário dirigido a pessoa que assina o texto; mas sim aos senhores do negócio da informação para multidões.

A simplificação de temas complexos atende ao interesse do nazifascismo em voga no Brasil, que se nutre da desmoralização da racionalidade.

Toda tirania é a-científica. Ao enfrenta-la com exposição precária induzimos o público a confirmar sua desconfiança da ciência. Quem acreditará que a letalidade policial não está associada a queda dos índices de violência quando parece ser óbvio que está? Apenas aquele a quem for oferecida uma argumentação consequente.

O jornalismo, quando sucumbe ao desejo de superficialidade dos seus leitores, assemelha-se a publicidade. Lá como então, afirmações absolutas boiam numa irrealidade desconexa.

Pergunto: Porque a violência parece estar caindo? E está, realmente? Como saber? Onde me informar com precisão?

View this post on Instagram

Bom dia. Sugiro matéria no El País Brasil, não por suas qualidades mas, justamente, por seus defeitos (na minha opinião). A matéria apresenta a tese de alguns especialistas de que a diminuição dos casos de violência não tem relação direta com o aumento da letalidade policial. Tal percepção afronta o senso comum e, por essa razão, deveria merecer do jornal uma exposição muito mais extensa e organizada. Eu, que por intuição de bondade, quero crer na tese dos estudiosos, sai da leitura mais mal informado do que entrei. O tema da violência encerra todos os outros. É preciso haver muita dedicação para informar com profundidade; ainda mais quando se quer levar o leitor a crer no que contraria a impressão amadora. Ao leigo, parece evidente que a maior letalidade policial faz diminuir a violência. Para dizer o contrário é preciso ser extenso e detalhado; argumentativo e específico. O texto como está, com afirmações desconectadas de sustentação factual, termina por desacreditar a tese dos estudiosos. A mim, me preocupa que muitas vezes o jornalismo – não apenas o El País – aceite a superficialidade do leitor contemporâneo, habituado aos vídeos medíocres das redes antissociais. Não sou jornalista nem crítico de jornais; prefiro indicar o que me agrada do que censurar o que não gosto; não faço esse comentário dirigido a pessoa que assina o texto; mas sim aos senhores do negócio da informação para multidões. A simplificação de temas complexos atende ao interesse do nazifascismo em voga no Brasil, que se nutre da desmoralização da racionalidade. Toda tirania é a-científica. Ao enfrenta-la com exposição precária induzimos o público a confirmar sua desconfiança da ciência. Quem acreditará que a letalidade policial não está associada a queda dos índices de violência quando parece ser óbvio que está? Apenas aquele a quem for oferecida uma argumentação consequente. O jornalismo, quando sucumbe ao desejo de superficialidade dos seus leitores, assemelha-se a publicidade. Lá como então, afirmações absolutas boiam numa irrealidade desconexa. Pergunto: Porque a violência parece estar caindo? E está, realmente? Como saber? Onde me informar com precisão?

A post shared by Pedro Cardoso (@pedrocardosoeumesmo) on

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por