Pedro Cardoso sobre bolsonaristas e o coronavírus: “O medo é maior que o fanatismo irresponsável”

Pedro Cardoso. Foto: Reprodução/Instagram

Do Instagram do ator Pedro Cardoso, ex-Globo:

Leio, estarrecido, que uma funcionária nossa do tipo deputada, de nome Bia Kicis, PSL, divulgou uma absurda notícia falsa sobre imaginária falsificação de um atestado de óbito. Vítima de explosão de pneu teria sido declarada vítima de covid 19. Depois, ela apagou piado. Li no UOL.

Messias se elegeu inventando um Brasil sob ameaça do desvirtuamento moral das esquerdas. Durante anos – agora sabemos – grupos de nazifascistas foram construindo essa narrativa. Facilitou-lhes o trabalho, os crimes – alguns provavelmente reais – revelados pela desonesta Lava Jato, comandada pelo desonesto Sérgio Moro em conluio com seu amigo Dellagnol. Messias, e seu conto do vigário, convenceu 57 milhões de pessoas. Repito: 57 milhões! Destes, muitos com estudo e sincera preocupação com o país. Outros, jovens sem malícia; outros, lobotomizados pela falsa fé que promete riqueza; outros, sedentos de sangue. Todos ávidos por um projeto coletivo poderoso no qual eles pudessem se esconder de si mesmos. A todos convinha acreditar no delírio anti-comunista, nas mamadeiras fálicas, na ideologização do ensino…

Uma gota de meia verdade, dizia-se ser um mar; e 57 milhões acreditaram. Porque não haveria o nazifascismo messiânico de repetir a mesma artimanha agora? Foi tão fácil antes.

Onde está o Queirós, Flávio e seus milicianos amigos, rachadinha, o preparo intelectual de Eduardo para ser embaixador, Carlos que é vereador no Rio mas trabalha em Brasília, o manifesto nazista de Alvim jamais repudiado… A nenhum assunto verdadeiro eles respondem. É gravíssimo o que enfrentaremos.

Mentiras pagas com o nosso dinheiro! Eles hoje tem o Estado nas mãos. Farão dele uso contra a verdade. A pandemia será, infelizmente, grande no Brasil. Não será maior porque grande parte da população já vive em desobediência civil quanto ao assunto. O medo é maior que o fanatismo irresponsável, em muitos.

O que me intriga, e compartilho aqui, é saber em que momento a razão perdeu credibilidade frente a irracionalidade? Talvez tenham sido forjados tantos argumentos aparentemente racionais para mentir que quando se disse a verdade é na razão q já não se cria mais.

View this post on Instagram

Boa tarde. Leio, estarrecido, que a pessoa da foto, que descubro ser uma funcionária nossa do tipo deputada, de nome Bia Kicis, PSL, divulgou uma absurda notícia falsa sobre imaginária falsificação de um atestado de óbito. Vítima de explosão de pneu teria sido declarada vítima de covid 19. Depois, ela apagou piado. Li no UOL. Messias se elegeu inventando um Brasil sob ameaça do desvirtuamento moral das esquerdas. Durante anos – agora sabemos – grupos de nazifascistas foram construindo essa narrativa. Facilitou-lhes o trabalho, os crimes – alguns provavelmente reais – revelados pela desonesta Lava Jato, comandada pelo desonesto Sérgio Moro em conluio com seu amigo Dellagnol. Messias, e seu conto do vigário, convenceu 57 milhões de pessoas. Repito: 57 milhões! Destes, muitos com estudo e sincera preocupação com o país. Outros, jovens sem malícia; outros, lobotomizados pela falsa fé que promete riqueza; outros, sedentos de sangue. Todos ávidos por um projeto coletivo poderoso no qual eles pudessem se esconder de si mesmos. A todos convinha acreditar no delírio anti-comunista, nas mamadeiras fálicas, na ideologização do ensino… Uma gota de meia verdade, dizia-se ser um mar; e 57 milhões acreditaram. Porque não haveria o nazifascismo messiânico de repetir a mesma artimanha agora? Foi tão fácil antes. Onde está o Queirós, Flávio e seus milicianos amigos, rachadinha, o preparo intelectual de Eduardo para ser embaixador, Carlos que é vereador no Rio mas trabalha em Brasília, o manifesto nazista de Alvim jamais repudiado… A nenhum assunto verdadeiro eles respondem. É gravíssimo o que enfrentaremos. Mentiras pagas com o nosso dinheiro! Eles hoje tem o Estado nas mãos. Farão dele uso contra a verdade. A pandemia será, infelizmente, grande no Brasil. Não será maior porque grande parte da população já vive em desobediência civil quanto ao assunto. O medo é maior que o fanatismo irresponsável, em muitos. O que me intriga, e compartilho aqui, é saber em que momento a razão perdeu credibilidade frente a irracionalidade? Talvez tenham sido forjados tantos argumentos aparentemente racionais para mentir que quando se disse a verdade é na razão q já não se cria mais.

A post shared by Pedro Cardoso (@pedrocardosoeumesmo) on

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por