Pedro Cardoso sobre protestos: “A violência policial no Brasil é a norma contra o povo”

Pedro Cardoso. Foto: Reprodução/Instagram

Do Instagram do ator Pedro Cardoso, ex-Globo:

Leio no NYT que “cities ask if it’s time to defund police and ‘reimagine’ public safety”. Surgem apelos para “reduzir orçamentos, diminuir ou abolir alguns departamentos”. É a primeira notícia do jornal. A reflexão e a ação são reação às constantes agressões de agentes de polícia a cidadãos, majoritariamente africanos norteamericanos.

Agressões iguais acontecem por toda parte. Com menor frequência, pode ser, mas acontecem em França, em Portugal, no Uk; sem falar em Hong Kong, na China, na Russia e em outros países onde a repressão do Estado é tamanha que nem manifestações contra ela há. A liberdade é um caso de polícia. Durante a intervenção militar federal no RJ em 2018, comandada pelo nosso funcionário do tipo general, Walter Souza, hoje a serviço do projeto nazifascista pessoalizado em Jair Messias, o exército disparou 80 tiros contra um inocente e o matou. Sobreviveu uma criança de 7 anos que ia no carro.

A lista das tragédias causadas por ações das forças de segurança não tem fim. Elas não podem ser observadas cada uma como se uma exceção fosse; mas sim como eventos padronizados de uma política de ação que as orienta a todas. O mesmo para o que hoje despertam os norteamericanos em choque com o assassinato brutal de George Floyd.

A violência policial no brasil nenhum não é um acidente eventual; ela é a norma. A polícia é pensada, armada e treinada para ser violenta contra o povo. A polícia é a guarda pretoriana das elites econômicas, como ficou evidente no modo como o riquinho empresário de AlphaVille destratou o agente da PM que foi a casa dele defender a mulher e a filha dele contra as agressões dele. “Vc é um bosta (…) q ganha mil reais por mês. Eu ganho 300 mil. (…) Você pode ser macho na periferia. Aqui você é um bosta”.

Alguma dúvida que as elites usam o nosso dinheiro para contratar uma polícia a serviço apenas dos interesses delas? Nenhuma. A polícia mata pobres porque é organizada para mata-los. Repensar toda a atividade policial é um dos atos que fundará o começo de um país verdadeiramente democrático.

Mas qual projeto de brasil contempla essa revolução? Algum?

View this post on Instagram

Bom dia. Leio no NYT que “cities ask if it’s time to defund police and ‘reimagine’ public safety”. Surgem apelos para “reduzir orçamentos, diminuir ou abolir alguns departamentos”. É a primeira notícia do jornal. A reflexão e a ação são reação às constantes agressões de agentes de polícia a cidadãos, majoritariamente africanos norteamericanos. Agressões iguais acontecem por toda parte. Com menor frequência, pode ser, mas acontecem em França, em Portugal, no Uk; sem falar em Hong Kong, na China, na Russia e em outros países onde a repressão do Estado é tamanha que nem manifestações contra ela há. A liberdade é um caso de polícia. Durante a intervenção militar federal no RJ em 2018, comandada pelo nosso funcionário do tipo general, Walter Souza, hoje a serviço do projeto nazifascista pessoalizado em Jair Messias, o exército disparou 80 tiros contra um inocente e o matou. Sobreviveu uma criança de 7 anos que ia no carro. A lista das tragédias causadas por ações das forças de segurança não tem fim. Elas não podem ser observadas cada uma como se uma exceção fosse; mas sim como eventos padronizados de uma política de ação que as orienta a todas. O mesmo para o que hoje despertam os norteamericanos em choque com o assassinato brutal de George Floyd. A violência policial no brasil nenhum não é um acidente eventual; ela é a norma. A polícia é pensada, armada e treinada para ser violenta contra o povo. A polícia é a guarda pretoriana das elites econômicas, como ficou evidente no modo como o riquinho empresário de AlphaVille destratou o agente da PM que foi a casa dele defender a mulher e a filha dele contra as agressões dele. “Vc é um bosta (…) q ganha mil reais por mês. Eu ganho 300 mil. (…) Você pode ser macho na periferia. Aqui você é um bosta”. Alguma dúvida que as elites usam o nosso dinheiro para contratar uma polícia a serviço apenas dos interesses delas? Nenhuma. A polícia mata pobres porque é organizada para mata-los. Repensar toda a atividade policial é um dos atos que fundará o começo de um país verdadeiramente democrático. Mas qual projeto de brasil contempla essa revolução? Algum?

A post shared by Pedro Cardoso (@pedrocardosoeumesmo) on

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por