Programa de Bela Gil perde classificação livre após exibir consumo de drogas lícitas

Reprodução YouTube

Do portal Notícias da TV:

O Ministério da Justiça modificou a classificação indicativa do Bela Raízes, série documental comandada por Bela Gil no canal Futura, de livre para proibido para menores de 12 anos. O motivo? Exibição de um ritual indígena em que foi consumida a ayahuasca. A entidade disse que houve valorização negativa do consumo de droga lícita.

O chá de Nixi Pãe, popularmente conhecido como ayahuasca, é utilizado em rituais indígenas, xamânicos e também utilizado em terapias alternativas para tratamentos de doenças do corpo e da mente.

O consumo é permitido em todo o território nacional desde 1992 em rituais espirituais. Os líderes das entidades que oferecem o chá seguem uma Carta de Princípios, onde estão estabelecidos os limites éticos do uso da erva.

Na série de Bela Gil, a nutricionista visitou uma tibo indígena e acompanhou um de seus rituais, onde foi servido o chá de Nixi Pãe. Esta cena foi suficiente para o Ministério da Justiça reclassificar o programa.

Normalmente, atrações que falam sobre drogas lícitas de maneira educativa ou apenas contextualizada por questões culturais, são classificadas como proibidas para menores de 10 anos de idade.

No caso do Bela Raízes, o Ministério da Justiça disse que houve “consumo de droga lícita agravado por valorização de conteúdo negativo, em uma ocasião”. Por esta razão, passou de livre para proibido para menores de 12 anos.

(…)

Relacionado por