Rede americana de TV deixa de divulgar audiências diárias e passa a incluir dados de streaming

Logotipo da emissora ABC. Foto: Reprodução/Divulgação

Da Coluna de Maurício Stycer no UOL.

Passou sem chamar maior atenção no Brasil uma notícia que diz muito sobre a situação da televisão em todo o mundo. A rede ABC, uma das quatro maiores dos Estados Unidos, anunciou que não vai mais divulgar as suas audiências diárias. A Fox, outra do primeiro time, tomou atitude semelhante em 2015.

A ABC agora só divulga os dados que incluem os resultados dos seus programas também nas plataformas de streaming. Um dos indicadores inclui o público que assistiu ao vivo e nos três dias seguintes. Outro, o da audiência nos primeiros sete dias. E há um índice que verifica o número de espectadores de um mesmo programa em todas as plataformas ao fim de 35 dias.

A única exceção é a programação ao vivo, cujos números de audiência a ABC decidiu continuar divulgando no dia seguinte.

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A decisão reforça duas impressões sobre os novos tempos da televisão. A primeira é que programação ao vivo, em especial esportes e jornalismo, são as âncoras que mantém a TV aberta ainda importante. A segunda é que, de fato, com as possibilidades cada vez maiores de ver os programas exibidos em outras plataformas, como os sites das emissoras, os serviços de streaming, You Tube e Facebook, não devemos nos preocupar tanto com os números de audiência diários.

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TV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

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