SBT corta transmissão ao vivo pelo YouTube e gera prejuízo nas afiliadas

Logotipo do SBT. Foto: Divulgação

Gabriel Perline no site Notícias da TV informa que uma decisão arbitrária por parte do SBT fez com que suas afiliadas entrassem em pânico na última semana: a direção da área digital ordenou que fossem tirados do ar todos os links de transmissão ao vivo pelo YouTube e transferir para o site oficial da emissora a exibição dos programas locais em tempo real. A nova regra caiu como uma bomba e resultou em queda de audiência e faturamento.

De acordo com a publicação, o Notícias da TV conversou com jornalistas das afiliadas do SBT em Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro sob a condição de manter seus nomes em anonimato. E todos citaram que a decisão da matriz, de São Paulo, impactou numa perda considerável de audiência dos telejornais. Quando transmitidos pelo YouTube, um noticiário local chegava a ter 3 mil telespectadores ao vivo ao mesmo tempo. Ao migrar para o site oficial do SBT, os vídeos eram vistos por, no máximo, 20 pessoas simultaneamente.

“Para nós, foi uma derrubada na audiência e na abrangência, já que a nossa programação não está disponível nas TVs a cabo”, explicou uma das fontes ouvidas pela reportagem. Outro fator que pesou na chateação das afiliadas com a decisão foi a queda no faturamento. Os canais do YouTube de cada emissora geram receitas de acordo com o número de visualizações. Uma vez impedidos de replicarem o conteúdo para esta plataforma, o dinheiro deixou de entrar no caixa, completa o site.

Categorias
Series & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por