Seu Jorge sobre o personagem do filme de Wagner Moura: “Sendo a mãe de Marighella negra, ele é negro”

Seu Jorge (foto: AFP / John MACDOUGALL )

Na Coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo, Seu Jorge falou da nova produção com Wagner Moura. Segundo a coluna, um jornal alemão chegou a citar mitificação em torno de Marighella. “Apresentá-lo como negro —e transformá-lo em alvo com uma frase como ‘matar um negro significa matar um vermelho’— é sair do conflito político e transformá-lo num conflito racista”, afirmava a crítica.

De acordo com a publicação, para Seu Jorge, não há discussão: “Sendo a mãe de Marighella uma negra, ele é negro. A barriga é negra, não vai se negar a negritude desse homem, né? A mulher é negra, filha direta de escravo, da pele negra. O menino nasce dela, não é negro? É estranho isso”.

“Foi o personagem de maior relevância, com certeza. Na história dos meus trabalhos dentro do cinema, creio que esse é o meu melhor trabalho”, completa a Folha.

Categorias
Diversidade
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por