Streaming cresce no Brasil e disputa com TV a cabo, diz pesquisa

Controle remoto da televisão. Foto: Wikimedia Commons

Reportagem de Luiz Prisco e Rafaela Lima no site Metrópoles informa que, em 2013, a Netflix e House of Cards popularizaram a palavra streaming entre os brasileiros. Seis anos depois, parece quase impossível não falar sobre o assunto. Em pouco tempo, essa forma de distribuição de conteúdos audiovisual tomou proporções gigantes no país.

Segundo a publicação, de acordo com dados do estudo The State of Mobile 2019, o Brasil é o segundo país do mundo em horas gastas com streaming, atrás apenas da Índia. Entre os serviços mais utilizados, estão Netflix e Globoplay. Esses dois canais se juntam a diversas outras opções, que abarcam filmes, esportes e seriados. Nos próximo ano, o mercado tende a ficar ainda mais robusto, com a chegada do Disney+ e da Apple TV+. Ambos os serviços já anunciam produções de impacto na cultura pop, com atores e personagens de peso.

O avanço de streaming começa a provocar impactos no consumo de entretenimento no Brasil. Enquanto os serviços on-line estão em tendência de alta, a TV por assinatura segue em caminho oposto. Em um ano, cerca de 1,3 milhão de acessos foram cancelados, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – os números não levam em conta o uso ilegal desse tipo de serviço, o conhecido “gato net”, completa o site.

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Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

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