
Galvão Bueno – Reprodução/TV
Reportagem de Daniel Castro e Luciano Guaraldo no site Notícias da TV informa que a Globo está vendendo aos patrocinadores de suas transmissões de futebol um pacote de posts patrocinados no Instagram. Em plano comercial lançado anteontem (3), a emissora pela primeira vez na história extrapola suas próprias plataformas de TV e internet e oferece ações comerciais nas “redes sociais dos influenciadores da Globo”. A novidade integra os pacotes de patrocínio do Projeto Futebol de 2020, que custarão 307 milhões cada, R$ 3 milhões a menos do que o de 2019. No documento, a Globo apresenta como “influenciadores” os locutores Galvão Bueno, que tem 829 mil seguidores no Instagram, e Gustavo Villani (424 mil); os apresentadores Felipe Andreoli (1 milhão) e Alex Escobar (818 mil) e o comentarista Caio Ribeiro (549 mil).
De acordo com a publicação, cada patrocinador terá direito a 30 stories e a oito posts no Instagram ao longo de 2020. O plano diz que “a definição dos talentos que participarão será feita pela Globo a partir do conteúdo e objetivos do cliente”. Talentos é como a emissora se refere, neste caso, aos Vivi Guedes da vida real do jornalismo esportivo. Para Galvão Bueno, o plano comercial alerta que será necessária uma “negociação específica”. O narrador fez seu primeiro post patrocinado no Instagram na última segunda (2). A ação não teve nada a ver com o pacote de futebol. Fez parte do pacote de patrocínio da Volkswagen ao quadro Na Estrada com Galvão, exibido no Esporte Espetacular.
Os posts no Instagram representam mais um avanço na política da Globo de liberar seus profissionais do departamento de Esporte para práticas publicitárias, iniciada neste ano com ações de merchandising durante as transmissões esportivas, como a realizada no último domingo (1º) pelo aplicativo iFood, completa o site.
Conheça as regras do debate