29 autores da Globo assinam repúdio a Regina Duarte e podem complicar seu retorno à TV

Os roteiristas globais Alcides Nogueira, Walcyr Carrasco, Maria Helena Nascimento, Paulo Halm e Lícia Manzo. Foto: Divulgação/Globo

De Daniel Farad no site Notícias da TV.

A atuação de Regina Duarte como secretária especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro deve complicar um eventual retorno da atriz às novelas da Globo. Ao todo, 29 autores titulares da emissora assinaram nota de repúdio juntamente com mais de 500 artistas contra as declarações que ela deu em entrevista à CNN na última quinta (7).

A carta divulgada no sábado (9) reuniu atores, cantores, intelectuais, produtores, diretores e também uma série de roteiristas. “Como artistas, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura. Ela não nos representa”, diz trecho do texto assinado por alguns nomes importantes da Globo, como Alcides Nogueira.

Nos últimos anos, o veterano se converteu em um dos parceiros mais habituais da mãe de Gabriela Duarte na rede carioca. De suas últimas cinco novelas, a atriz foi escalada para O Astro (2011) e Tempo de Amar (2017), em que ele dividiu os roteiros com Geraldo Carneiro e Bia Corrêa Lago, respectivamente –ambos também são signatários da missiva.

Dos três trabalhos restantes de Regina, dois também são de autoria de escritores que rechaçam a sua atividade política: Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, de A Lei do Amor (2016), além de Lícia Manzo, de Sete Vidas (2015). O folhetim das seis, aliás, lhe deu um de seus últimos papéis de destaque, a bissexual Esther –uma personagem que também não concordaria com os seus atuais posicionamentos.

Apesar de seu trabalho como intérprete não ser mérito da manifestação, a atriz pode perder papéis justamente por se associar a uma gestão fortemente questionada pela classe artística. O clima nos bastidores também pode não ser dos melhores, já que ela também é veemente criticada por nomes fortes da dramaturgia como o galã Fabio Assunção, que já a chamou de “fantoche”.

(…)

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por