Afastamento de Mauro Naves por causa de Neymar gera climão na Globo

mauro naves globo

O repórter Mauro Naves, da TV Globo (TV Globo/Reprodução)

Do Notícias da TV:

O afastamento de Mauro Naves, anunciado por William Bonner no Jornal Nacional, repercutiu muito mal entre jornalistas da Globo. Desde ontem (5) à noite, quando a punição foi anunciada, o clima é de terror nos bastidores. Naves foi afastado da cobertura esportiva, às vésperas da Copa América,por ter fornecido os contatos do pai de Neymar Jr. ao primeiro advogado que defendeu Najila Trindade, que acusa o jogador de estupro.

O caso assusta por causa da importância que a Globo deu a ele, com nota no JN, e porque poderia ter acontecido com qualquer um. Naves teria ajudado o advogado José Edgard Bueno na expectativa de ter em troca um furo de reportagem. Isso é comum entre repórteres. Agenda e informação são o “dinheiro” que temos para recompensar por uma notícia exclusiva.

Pode-se questionar se isso é antiético. Mas os fins, no caso de Naves, pareciam ser legítimos: no final de tudo, ele queria fornecer ao telespectador da Globo informações em primeira mão. Não teria nenhum benefício pessoal com isso, a não ser o lustre no próprio ego.

Nos corredores da Globo, a avaliação é a de que a cúpula da emissora pegou pesado porque ficou pê da vida com o fato de Mauro Naves não ter comunicados seus superiores que tivera envolvimento com o rumoroso escândalo, ajudando indiretamente na realização de uma reunião, na semana passada, entre Neymar da Silva Santos, pai de Neymar, e ex-advogados da vítima do camisa 10 da seleção.

(…)

Categorias
TV
Larissa Bernardes

Editora. Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Relacionado por