Afiliada da Globo retalia, rebaixa e afasta âncoras depois de greve

Liara Nogueira, do “Bom Dia Alagoas”, ainda afastada pela direção da Globo Alagoas (TV Gazeta)
Imagem: Reprodução/YouTube

A Coluna de Ricardo Feltrin no UOL informa que a TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas, está sendo acusada de promover retaliações contra jornalistas que aderiram à greve da categoria em todo o Estado alagoano, ocorrida em junho passado. Logo após a greve a emissora demitiu 15 jornalistas e apresentadores. No entanto foi obrigada pela Justiça trabalhista a reintegrá-los. A emissora até acatou a decisão, mas logo após a reintegração iniciou um processo de retaliação, segundo esta coluna apurou. O objetivo da direção da TV era reduzir em 40% o salário das equipes, o que não foi aceito.

De acordo com a publicação, a emissora –que pertence à família do senador Fernando Collor de Mello– inicialmente deu férias forçadas a todos os reintegrados por força da lei. A seguir passou a rebaixá-los de cargo, com redução de ganhos, benefícios e visibilidade. Produtores viraram editores. Apresentadores viraram editores. Outros funcionários foram trocados de postos e colocados em cargos menores.

Âncoras e comentaristas com anos de casa foram afastados do ar. A TV Gazeta em Alagoas enfrenta uma grave crise econômica e até mesmo política. Nos próximos dias deverá ir à leilão o prédio que sedia a emissora, para pagar dívidas, completa o UOL.

Categorias
GloboSeries & TVTV
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por